Profissionais da SSPDS participam de minicurso sobre Psicofarmacologia
21 de fevereiro de 2018 - 19:37 #Biopsicossocial #psicologia #SSPDS
Profissionais de saúde da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) participaram, nesta quarta-feira (21), do minicurso de Fundamentos e Conceitos Gerais em Psicofarmacologia. A atividade, promovida pela Assessoria Biopsicossocial da SSPDS, teve como palestrante o professor e mestre Carlos Renato Alves Nogueira – graduado em Farmácia e mestre em Psicofarmacologia. O minicurso aconteceu na sede da SSPDS, com duração de 3h30min, e teve como objetivo passar informações para todos os profissionais, lotados ou não na Secretaria, que recebem os pacientes das forças de segurança do Estado.
“Foi ótimo, pois é um tema muito presente na nossa realidade, seja enquanto farmacêutico, enfermeiro, psicólogo ou do serviço social. A gente recebe esses pacientes, então para conseguirmos compreender, ter uma noção de quem são as pessoas que atendemos, o que acontece com elas, toda essa parte neuronal, de medicação, um aporte de uma forma geral, para que assim possamos definir o tratamento da melhor forma possível”, destacou a psicóloga Rebeca Gurgel, coordenadora da Assessoria Biopsicossocial da SSPDS.
“Esses momentos são muito importantes porque reciclam e renovam os conhecimentos, ajudam os profissionais a lidarem melhor com as situações diárias”, disse o professor Carlos Renato. Ele ressaltou ainda que “é importante que isso permaneça e que seja cada vez mais frequente esse tipo de palestra aqui na Secretaria”.
Além de profissionais da Assessoria Biopsicossocial, participaram da atividade: servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (CeqPMCE) do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont); da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag); do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil; do Instituto Doutor José Frota (IJF); da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (Coopen-CE) e da Associação dos Profissionais da Segurança (APS). A técnica de enfermagem do IJF, Nadja Costa, fez questão de enfatizar a importância do curso. “Foi muito proveitoso. Serviu para atualizar meus conhecimentos nesses casos que recebemos no dia a dia”.