Comunidade do Barroso recebe segunda base fixa da Polícia Militar

15 de fevereiro de 2018 - 20:00

Com o intuito de levar segurança e paz para as comunidades de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou, nesta quinta-feira (15), o segundo posto fixo de policiamento dentro de periferias da Capital cearense. A estrutura foi fixada na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), na comunidade da Babilônia, em Fortaleza. A primeira base militar foi instalada na comunidade do Gereba. Os dois locais ficam no bairro Barroso. As implantações fazem parte de uma série de ações que estão sendo desencadeadas pela SSPDS nas duas comunidades desde dezembro do ano passado. Desde então, não são registrados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na região.

A implantação é fruto de uma série de ações que vem sendo executadas na AIS 3, objetivando diminuir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. A segunda base militar foi instalada na Rua Unido Venceremos, em um contêiner, servindo como referência de presença policial para os moradores da região. A primeira base foi instalada na Rua Estrada do Itaperi, em um contêiner, servindo como referência de presença policial para os moradores da região. Os postos funcionam 24 horas por dia com policiais do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e de unidades especializadas.

Escolinhas de futebol

Os dois principais clubes de futebol do Estado, Ceará e Fortaleza, vão aderir ao trabalho do Governo do Ceará de prevenção social nas comunidades da Babilônia e Gereba, em Fortaleza. Por meio de ação da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), os clubes planejam a criação de escolinhas de futebol para as duas áreas.

No último dia 15 de janeiro, os representantes de Ceará e Fortaleza se reuniram com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, para tratar de iniciativas com o intuito de envolver as duas agremiações em ações de integração nas comunidades da Babilônia e do Gereba, ambas no bairro Barroso. Desde dezembro do ano passado, várias ações capitaneadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Gabinete da Primeira-Dama, Onélia Santana, estão em andamento nas comunidades.

O Governo do Ceará trabalha para fortalecer e oportunizar as práticas esportivas nas comunidades carentes com a implantação de núcleos desportivos, doação de materiais esportivos (como coletes, uniformes, bolas e etc.) e com a criação de escolinhas de futebol através de convênios com os clubes.