Bombeiros capturam jiboia de quase dois metros na Vila Pery
15 de fevereiro de 2018 - 19:42
Uma guarnição de salvamento da 1ª Seção de Busca e Salvamento do Núcleo de Busca e Salvamento (1ªSBS/NBS) do Corpo de Bombeiros capturou uma jiboia de quase dois metros de comprimento, nesta quinta-feira (15), por volta das 9h30min, numa residência no bairro Vila Pery. O animal estava enroscado na grande frontal da casa e atraiu a atenção de muitos curiosos, que registraram por meio de aparelhos celulares o momento em que o subtenente Genivan e o soldado Nairo realizavam a retirada da réptil.
Após a captura, a guarnição, comandada pelo capitão Chailon e composta ainda pelo sargento Alexandre, seguiu para recolher outra cobra, numa escola no Bom Jardim. De lá, a guarnição seguiu para o Jardim Botânico de Caucaia, onde libertou ambas, juntamente com outras três que já haviam sido capturadas pela mesma equipe no dia anterior. "Nessa época do ano, com as chuvas, cobras saem das suas tocas e acabam buscando abrigo e alimento mais perto das pessoas. Por isso, a quantidade de ocorrências desse tipo aumenta", explica o capitão.
É importante atentar para o fato de que jiboias, apesar de serem as maiores cobras encontradas normalmente no Ceará, não são venenosas. Além disso, elas não costumam atacar seres humanos, a não ser quando se sintam ameaçadas. "Não tem por que matar e nem mesmo bater nelas. A melhor medida é isolar o local onde uma cobra for vista e solicitar uma equipe do Corpo de Bombeiros. Nós vamos lá fazer o procedimento de retirada e transporte do animal para longe da área residencial com segurança", explica o oficial.