Servidores da SSPDS realizam curso de direção operacional em veículos 4×4

25 de janeiro de 2018 - 19:20


O auditório da sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi o local escolhido para a abertura do ?I Curso de Formação de Instrutores das Forças de Segurança do Ceará?, voltado para condução, manuseio e técnica de veículos e acessórios 4×4. O treinamento, que teve inicio na noite de ontem (24), é fruto de uma parceria entre a Federação Off-Road do Estado do Ceará (Force) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A capacitação é direcionada para servidores das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Pefoce.

Nesse primeiro momento foi ministrada a parte teórica do curso, com o estudo da Tábua das Marés ? que são as previsões de marés, máximas e mínimas diárias ? para que os motoristas saibam quando é seguro trafegar nas praias e conceitos de direção operacional fora de estrada e outras particularidades que atingem os condutores dos veículos.

O evento contou com a presença do Perito Geral Adjunto, Victor Hugo Medeiros de Alencar, do comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), tenente-coronel Antônio Clairton Alves de Abreu, do presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), Ricardo Valente, e de gestores da Force e comandantes de unidades especializadas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O curso teve sequência na manhã desta quinta-feira (25), tendo como ponto de partida a Praça Dom Helder Câmara, localizada no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza. Os agentes da segurança pública receberam orientações gerais e seguiram para a aula prática, em faixas de areia e dunas próximas do local de encontro.
Os servidores treinaram em terrenos com inclinação em 70 graus, realizaram subidas e descidas de dunas, além de travessia de balsas e atoleiros. Também aprenderam a correta utilização de guincho e calibragem de pneus para cada tipo de terreno. Todas as situações que foram treinadas pelos agentes, são ocorrências possíveis, demandando atendimento rápido das vinculadas da SSPDS. Esse é um dos objetivos do curso, preparar os profissionais para todo tipo de situação.
O soldado da Polícia Militar, Edvaldo Junior, lotado no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), avalia o curso de forma positiva para auxiliar nas ações ostensivas e preventivas em zonas litorâneas. ?Essa capacitação vai ajudar bastante no serviço diário. Somos acionados para muitas ocorrências em praias e locais de difícil acesso?, afirma o policial.

Lucinilton Teles, diretor de relações-públicas da Force, ressalta a importância da parceria entre federação e SSPDS para os agentes que dirigem veículos com tração 4×4.?Esse curso vai ajudar a melhorar a capacidade técnica e a eficiência das viaturas em locais de difícil pilotagem?, afirma.
As aulas práticas contaram com aproximadamente 40 servidores, distribuídos em 20 viaturas das vinculadas da Secretaria. Os participantes da capacitação serão multiplicadores de conhecimento em suas respectivas áreas de atuação, repassando o conteúdo assimilado para os colegas de trabalho.

Investimento

Foram entregues 30 novas viaturas com tração nas quatro rodas para a Polícia Militar, todas direcionadas para o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). Para o Corpo de Bombeiros, foram destinados dez veículos Trollers. Todas as unidades estão devidamente caracterizadas e equipadas. A medida reforça a fiscalização, o policiamento e o resgate nas rodovias, praias e rotas turísticas do Estado, em especial no período de alta estação e feriados. No geral, o investimento do Governo do Ceará vai ultrapassar os R$ 11 milhões.