Recuperação de veículos cresce 24,1% após implantação do S25 provisório em Fortaleza

24 de janeiro de 2018 - 19:39

Um aumento de 24,1% na recuperação de veículos foi registrado desde a implantação do S25 Provisório, ocorrida no mês de setembro de 2017. Este é o balanço do mecanismo desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que, atualmente, investe no uso de novas tecnologias em prol da população cearense e no combate às ações criminosas em todo o Estado. Em números, isto corresponde à recuperação de 4.479 veículos em quatro meses, entre roubados e furtados, contra 3.610 do mesmo período no ano de 2016.  

?O aumento no número de veículos recuperados não se trata apenas de ganhos quantitativos, mas também qualitativos. Além da recuperação desses carros que, anterior ao sistema, eram encontrados muitas vezes abandonados após serem utilizados na prática de crimes, nós também efetuamos um volume superior no que se trata de prisões e apreensões de pessoas que conduziam esses carros e motocicletas roubados ou furtados. Foi um grande benefício para os cidadãos que tiveram seus bens intactos de volta?, destacou o secretário da SSPDS, André Costa, que falou ainda do foco da SSPDS em combater esse tipo de ação, bem como impedir que infratores utilizem dos veículos para a prática de delitos. ?Isso é chamado de mobilidade do crime, pois na maioria das vezes, os criminosos empregam esses carros e motos para se locomoverem e praticarem roubos ou até homicídios?, disse.


Um dos últimos registros do ano de 2017 ocorreu no bairro Passaré ? Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07), na madrugada do dia 30 de dezembro. A vítima teve seu carro tomado de assalto no bairro Aldeota (AIS 01), por volta da meia noite. De imediato, o proprietário acionou a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e seu automóvel foi incluído no S25 provisório. Com a ligação, os dados da ocorrência foram inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por 72 horas. Antes, dados de veículos subtraídos só eram inseridos após o registro do Boletim de Ocorrência (BO). A nova medida acelera as buscas pelo bem levado, enquanto os trâmites legais são realizados.
E foi com essa agilidade, que o Fox roubado teve suas placas detectadas por sensores espalhados pela Capital. Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e o suspeito foi localizado no Passaré, por volta das 3 horas da madrugada. Ao perceber a aproximação da viatura policial, o suspeito empreendeu fuga e iniciou uma perseguição. O condutor, identificado por Lucian da Silva Macedo (28) ? conhecido por ?Marreta?, abandonou o carro na Parangaba (AIS 05), chegando a efetuar disparos de arma de fogo contra os profissionais de segurança. Em seguida, ele correu para um matagal, que circunda a lagoa do bairro, onde rapidamente foi capturado. Ao verificar a identificação do suspeito no Sistema de Informações Policiais (SIP) foi constatado que ele possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, além de pelo menos dez passagens pela Polícia por tráfico de drogas, receptação, roubo e veículo e porte ilegal de arma de fogo, crime contra a administração pública e contra a paz pública. O homem foi encaminhado para o 11° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por receptação. Já o Fox foi restituído ao proprietário.


Após a vítima ter o seu bem recuperado, é imprescindível que o carro ou motocicleta sejam levados até a sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), onde são realizadas as tratativas para normalizar a situação do veículo. Com isto, os dados são atualizados no sistema policial, evitando que o proprietário passe com o veículo em um dos sensores em Fortaleza e seja detectado erroneamente como roubado. 

?O uso dessa ferramenta otimiza o nosso trabalho de forma inteligente e aprimora o trabalho dos nossos profissionais de segurança nas ruas, que atuam a partir dos dados fornecidos pelo Sistema Alerta Brasil. Esse resultado foi alcançado, principalmente, a partir do investimento em tecnologia para a segurança pública, que é o grande foco para 2018?, disse André Costa, que salientou a chegada do vídeomonitoramento para mais 40 cidades do Ceará. ?A expansão para o interior vai permitir que possamos replicar essa ação exitosa também para diversos municípios cearenses?, finalizou. Neste sábado, dia 27, o governador Camilo Santana inaugurará o funcionamento das câmeras na cidade de Aracati (AIS 18) e a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na região.