Corpo de Bombeiros faz demonstração do uso de drones para resgate de afogados
27 de dezembro de 2017 - 19:02
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) promove, nesta sexta-feira (29), às 9h, uma demonstração com drone salva-vidas na Barraca Marulho, na Avenida Zezé Diogo, 3007, na Praia do Futuro. O resgate com equipamento aéreo não-tripulado é uma modalidade inovadora no serviço de salvamento aquático que começou a ser utilizada no Brasil, há pouco tempo, pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), e deve chegar ao Ceará em breve.
"Por enquanto, será apenas uma demonstração realizada com equipamentos da mesma empresa que vendeu os drones adaptados para o trabalho de salva-vidas ao CBMERJ. Vai dar para ver a funcionalidade do equipamento, que leva poucos segundos para chegar ao afogado e lançar uma boia sobre ele", explica o major Jectan Vital de Oliveira, da comandante da 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Núcleo de Busca e Salvamento (1ª SSMAR/NBS) do CBMCE.
Apesar de o CBMCE ter adquirido drones para uso geral recentemente, ainda não foi possível a aquisição de aeronaves adequadas para o uso no salvamento aquático. "Os equipamentos para este fim são mais robustos, mais caros e precisam de uma adaptação específica para transportar boias. Estamos estudando a melhor forma de aquisição deles. A meta é ter esses drones à disposição da população cearense em 2018", explica o major.
Desafio de Guarda-Vidas
A demonstração acontece durante o 2º Desafio de Guarda-Vidas, promovido pelo Corpo de Bombeiros. A competição é alusiva ao Dia do Guarda-Vidas, comemorado em todo o País no dia 28 de dezembro. A programação começa às 7horas, na Barraca Marulho, contando com a participação de 48 atletas (44 bombeiros militares e 04 policiais militares) divididos em 12 equipes nas seguintes modalidades: Revezamento (equipes), Corrida (1000m), Natação com nadadeira (500m), Natação livre (250m), Resgate equipado (500m) e Corrida à nadadeira (individual).
Segundo o major Jectan, que coordena o evento, esse clima de competição é saudável e impulsiona os bombeiros militares a se manterem bem preparados fisicamente. "Guarda-vidas precisa ter condicionamento físico semelhante ao de um atleta, pois sua vida, a de seus companheiros e a da população dependem da sua rapidez para chegar às vítimas e da sua resistência para vencer a força do mar. Esta competição é uma oportunidade de incentivar a prática de atividade física e de premiar aqueles que têm se destacado", explica.