Policial cearense conquista primeiro lugar no Curso de Atirador Policial de Precisão em Mato Grosso
20 de novembro de 2017 - 17:54
O segundo sargento da Polícia Militar do Ceará, José Alex Sampaio Mendes, lotado no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque, concluiu, na última sexta-feira (10), o Curso de Atirador Policial de Precisão, realizado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. O militar cearense conquistou o primeiro lugar, atingindo a nota 9,28. A capacitação durou cinco semanas e formou outros nove policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) dos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O 2º sargento Mendes é o terceiro cearense apto na formação.
Para o policial cearense, há 12 anos no Gate, a capacitação vai contribuir para estender os conhecimentos específicos do curso para o efetivo da Polícia Militar do Ceará. "A ideia é difundir o conhecimento para aumentar o time de atiradores de precisão e multiplicar técnicas de negociação com refém. Estou elaborando um projeto com a finalidade de viabilizar essa capacitação na grade curricular da Aesp". No Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública é responsável pela capacitação dos agentes de segurança do Estado.
Com o objetivo de formar novos atiradores, o curso ofertou aos policiais conhecimentos teóricos e práticos voltados às atividades de tiro de precisão, além de capacitar os agentes de segurança no emprego de técnicas para as mais variadas situações e ocorrências. As 248 horas/aula da formação abordaram conteúdo de técnicas de balística, aferição de habilidade de tiro, tiros em posições variadas, tiro com baixa luminosidade e atuação no gerenciamento de crises.
Para realizar o curso, o policial precisa preencher alguns requisitos técnicos, como pertencer à tropa especial da corporação de origem, ter realizado o curso de ações táticas especiais ou similar e fazer um teste de aptidão de tiro. O Curso de Atirador Policial de Precisão da PMMT é referência no Brasil na formação de atiradores de elite ou sniper. Os alunos manuseiam armamento específico de precisão, como o fuzil AGLC calibre .308, utilizado pelo Exército Brasileiro e os snipers das Polícias Militares.
Fundo para a segurança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Conselho Estadual do Fundo de Defesa Social (FDS), aprovou a utilização de cerca de R$ 275 mil para atendimento das demandas de capacitação direcionados para a participação de servidores em cursos, seminários e eventos de interesse relacionados ao tema segurança pública. O montante corresponde ao período de julho de 2017 a dezembro de 2018, havendo a possibilidade, a depender das demandas, de serem aportados mais recursos no decorrer de sua execução.
O recurso é destinado aos profissionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Além disso, os valores são investidos também em conhecimento de novas tecnologias na área da segurança, bem como para atender a necessidade de se reconhecer o esforço desprendido pelos profissionais da Segurança Pública no desempenho de suas atividades frente às vinculadas.