Secretário adjunto da SSPDS participa de Segundo Coloquio Internacional no Chile

7 de novembro de 2017 - 18:45

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no combate a criminalidade e no fortalecimento de ações pacificadoras no Estado do Ceará tem sido aprimorado. Para proporcionar melhorias no serviço operacional realizado pelas Forças de Segurança cearenses, os gestores da pasta têm buscado novas estratégias e diálogos com chefes de Polícia de outros países da América Latina e outros continentes. Entre os dias 06 e 08 deste mês, o secretário adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila, participa do Segundo Coloquio Internacional sobre Boas Práticas Operacionais de Direitos Humanos para os Principais Gerentes da Polícia Latino-Americana, no Chile.

O evento, patrocinado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), é realizado em Santiago, capital chilena e conta com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Chile, Equador, Peru, Costa Rica,  Guatemala, México, Paraguai  e Panamá. “Estamos reunidos para discutir soluções através da informação, inteligência policial e análise criminal na prevenção de delitos”, detalha Alexandre Ávila, adjunto da SSPDS.

Durante os encontros, os gestores tratam de assuntos referentes à inteligência aplicada à segurança pública; inteligência e análise criminal no Chile; e direitos humanos, formação em inteligência na segurança pública e controle interno; entre outros temas abordados. Todos os países participantes estão empenhados em um mesmo propósito: o enfrentamento ao crime em seus respectivos territórios.

O Coloquio Internacional também objetiva aproximar os responsáveis da área de informação das Polícias, com conteúdos e mecanismos que permitem um trabalho eficaz e eficiente na manutenção da ordem interna, no marco dos direitos humanos. Durante o período, os representantes mundiais participam de dinâmicas, fóruns, painéis e grupos de trabalho, em um espaço de intercâmbio cultural e de conhecimento.