Colégio dos Bombeiros realiza VII Jornada Cultural

31 de outubro de 2017 - 18:05

No segundo semestre de 2017, o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros – CE lançou o projeto "Não me deixes, Rachel de Queiroz", uma grande homenagem à escritora cearense, que nomeia de forma valorosa esta escola. A partir da vida e obra desta escritora de destaque internacional, reforçamos que competências presentes no processo educativo do CMCB – entre as quais: Senso Empreendedor; Capacidade de Superar Obstáculos; Capacidade de Inovação; Estruturação Estratégica de Projetos de Pesquisa e Trabalhos em Equipe; Desenvolvimento de Lideranças, entre outros – materializassem-se em produtos culturais nas mais diversas linguagens artísticas e áreas de conhecimento.

Estimulando os alunos a expressarem suas interpretações pessoais das obras escolhidas para cada série em diálogos com o mundo que os cercam e refletindo sobre as transformações históricas e sociais que ocorreram entre o período de origem de cada obra e nossa sociedade contemporânea, foi vivenciado um processo intenso, de múltiplos benefícios para o desenvolvimento dos educandos.

Entre as ações, destacamos a realização da VII Jornada Cultural, que expôs, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, resultados surpreendentes, organizados em seis categorias:

?  Expressão Literária – foram produzidos 56 textos, entre os mais diversos gêneros textuais. A literatura em nossa escola vem sendo fortalecida também com a realização anual do Sarau Literário, que teve sua edição dentro da programação da Jornada, com recital de poesia, dança e interpretações musicais.

?  Artes Visuais – recorde de participação este ano, com 240 trabalhos inscritos, dos quais, após um dedicado processo de curadoria, 65 obras foram escolhidas para compor o acervo permanente da galeria inaugurada no auditório. Estão presentes trabalhos de expressão em desenho, pintura em tela, fotografia e escultura.  

?  Show de Talentos – com apresentações musicais diversas, que impactam na visibilidade, reafirmação de identidades e autoestima, além do incentivo aos estudos na área de música.
?  Audiovisual – os estudantes realizaram 06 curtas-metragens, ressaltando temáticas importantes abordadas nos livros, como expressão e criação artística em grupo, a partir de um estudo atento da literatura de Rachel de Queiroz.

?  Artes Cênicas e Festival de Dança – prestigiamos espetáculos de teatro e dança, impactantes, como culminância do processo desenvolvido por nossos alunos e mestres ao longo dos últimos meses, que reforçam nossa satisfação em investir nos potenciais criativos de nossos estudantes.

Em média, 1000 alunos participaram ativamente da VII Jornada Cultural, mobilizando toda a comunidade escolar em torno do processo de construção das atividades e apresentação dos resultados.

O CMCB acredita que iniciativas como a Jornada Cultural são atividades fundamentais que consolidam e expandem a experiência de aprendizagem proporcionada por nosso itinerário formativo. Além de se configurarem como momentos reveladores de grandes e inúmeros talentos artísticos, são grandes oportunidades de fortalecer a autonomia, a responsabilidade, o trabalho em equipe, a cidadania e a valorização de nossa cultura.

Inspiradas na grande escritora Rachel de Queiroz, a imortal membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), nossos alunos desenvolveram várias ações culturais/artísticas, retratando passagens de épocas nas suas memoráveis obras com destaque para o “Quinze”, tendo sido de grande sucesso a expressão teatral que nossos atores bem representaram esta magnífica obra.