Defesa Civil Estadual orienta população de região afetada por tremor de terra

20 de outubro de 2017 - 19:34

Em resposta ao tremor de terra ocorrido na manhã da última segunda-feira (16), com epicentro no limite dos municípios de Chorozinho e Cascavel, a 66 km de Fortaleza, o técnico do setor de Sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Francisco Brandão Melo, esteve na região durante essa semana, a fim de estudar o evento e orientar a população.

O tremor, que foi sentido por moradores de diversas localidades da região, atingiu o grau 3 na escala Richter, segundo avaliação preliminar do técnico Eduardo Menezes e da equipe do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que mantém estações sismográficas para o monitoramento de eventos sísmicos no Estado do Ceará.

Embora considerado pequeno, o tremor requer atenção porque ocorreu na mesma região onde foi registrado, em 1980, o evento de maior magnitude do Nordeste brasileiro, que atingiu 5.2 graus na escala Richter, o chamado Terremoto de Pacajus.

Brandão avalia que o tremor foi de intensidade moderada e não se sabe se poderão ocorrer outros eventos. Para orientar a população sobre os cuidados a serem tomados diante desses tremores, foi distribuída na região a cartilha “Tremor de Terra: Saiba como agir”. Além disso, o técnico concedeu diversas entrevistas sobre o tema aos veículos locais de comunicação orientando a população para prevenir acidentes e outras ocorrências geradas pelos abalos.

A CEDEC, liga ao Corpo de Bombeiros Militar do Estrado do Ceará (CBMCE), permanecerá acompanhando a atividade sísmica do local, em parceria com o LabSis/UFRN e as Coordenadorias de Defesa Civil dos municípios da região, bem como prestando orientações à população, inclusive com palestras nas escolas.

Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo Setor de Sismologia da CEDEC pelo telefone (85) 3101-4620.