Comitiva potiguar visita estrutura e conhece tecnologias utilizadas pela Ciops
4 de outubro de 2017 - 20:18

Uma comitiva pertencente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do Rio Grande do Norte visitou, nesta quarta-feira (04), as dependências da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), com intuito de conhecer a estrutura e os mecanismos tecnológicos utilizados pela coordenadoria. Uma das estratégias, que mais chamou atenção dos profissionais de segurança potiguares, foi a iniciativa de integrar vários órgãos em uma única célula e as divisões estratégicas a partir da criação das Áreas Integradas de Segurança (AISs).
Durante a primeira reunião, ocorrida no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), estiveram presentes o coordenador da Ciops, Coronel PM Aristóteles Coelho, e o coordenador da Célula Operacional também da Ciops, tenente-coronel Teógenes Coelho. Da comitiva potiguar, estiveram presentes sete representantes, sendo os majores PM Michel Alvarenga e André Luiz; os capitães PM Eudes de Freitas, Antônio Carlos e Mário Conte; o cabo PM Kleber Maciel e o soldado PM Cícero Luiz.
Atualmente, a Ciops integra os serviços de urgência e emergência das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Guarda Municipal, Autarquia de Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros cinco órgãos. “Inicialmente, nós temos que nos reportar ao histórico da Ciops, que desde o início, em 1998, é um espelho para as demais estruturas de segurança em todo o Brasil. Exatamente por conter, há muito tempo, uma ideia fomentada de integração”, destacou o tenente-coronel Teógenes Coelho, que complementou, sua fala, ressaltando os conhecimentos que os servidores do Estado vizinho levarão. “A Ciops tem muita tecnologia para oferecer, notadamente em razão desses mecanismos serem utilizados para o trabalho eficaz e em conjunto dos órgãos envolvidos”, disse.
Para o Major Michel Alvarenga que conheceu, entre várias ferramentas, o aplicativo 190 e o S25 Provisório, o encontro funciona como um intercâmbio de conhecimentos. “A gente sabe que o Ceará é um Estado do Nordeste que tem mais experiência e aparato no que se refere a Segurança Pública. Diante da necessidade de ampliarmos o Centro Integrado de Segurança Pública, o nosso principal objetivo, aqui, é obter aprendizado e orientações, para que possamos estabelecer diretrizes no Rio Grande do Norte”, finalizou.