Policiais participam de treinamento prático de controle de distúrbios civis
22 de setembro de 2017 - 18:14
Os alunos do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CCDC), participaram de treinamento prático de técnicas e táticas de CDC, na manhã dessa quinta-feira (21). A atividade aconteceu na 4º Seção de Bombeiros (Quartel do José Walter) e simulou diversas situações de turba em que os policiais deveriam realizar o restabelecimento da ordem. Além de treinarem formações ofensivas, defensivas e ações com o apoio do “Humaitá”, veículo blindado utilizado pela tropa especializada da PM.
De acordo com o monitor do curso, sargento Edinardo Couto, este tipo de exercício prático oferece condições para que a tropa de choque aja de forma eficaz e segura. Ele explica que as técnicas treinadas podem ser empregadas em ocorrências que envolvam tumultos, controle de multidões e gerenciamento de crise, como rebeliões em presídios, eventos em arenas esportivas e manifestações populares. “O treinamento intensivo promove a excelência do aprendizado. As missões do Batalhão de Choque são missões que vão exigir bastante dos nossos policiais, a parte física, psicológica, emocional e intelectual e é pra isso que nós estamos preparando esses policiais, para que eles possam ofertar para a sociedade um serviço de qualidade, agindo de uma forma legal e segura, tanto para a tropa, quanto para os manifestantes e a população que se encontra dentro de uma situação de quebra da ordem”, esclarece Edinardo.
O Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenado pelo Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará. O treinamento, de 254 horas/ aulas, iniciou no dia 01 e tem previsão de término no próximo dia 29.