Bombeiros do Ceará concluem Curso de Especialização em Salvamento em Altura no Distrito Federal
15 de setembro de 2017 - 18:55
Na aridez do Planalto Central, os ventos sopram mais forte nessa época do ano. É o clima ideal para o voo das águias. Não à toa, foi justamente entre agosto e setembro que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realizou o tradicional Cesalt, o curso que forma bombeiros especializados em salvamento em altura. Dos 24 militares de cinco CBMs que começaram o curso, 18 alcançaram o título de especialistas em cerimônia realizada ontem, no Centro de Treinamento Operacional do CBMDF. Entre eles estavam o primeiro-tenente Danillo Cidreira dos Santos de Almeida e o subtenente Genivan Batista de Andrade, militares do CBMCE.
"O curso, pra mim, foi um grande aprendizado, tanto profissional quanto de vida. É uma experiência singular fazer um curso em outro estado, ter outra vivência, respirar outros ares em relação a estrutura, o padrão, a metodologia de ensino, a equipamento. Deu uma ideia mais clara do que a gente tem a aprender, do que podemos melhorar", avalia o tenente Cidreira, que concluiu o curso na quinta colocação e planeja colaborar para a replicação do Cesalt no Ceará.
De 4 de agosto a 14 de setembro, os participantes enfrentaram 180 horas aulas, distribuídas entre disciplinas como técnicas de salvamento e resgate, conhecimento e utilização de materiais e equipamentos metálicos e sintéticos para resgate em altura, segurança nas atividades de salvamento, avaliação da cena e abordagem do suicida, entre outras. Além dos representantes do CBMCE, concluíram o curso 13 do CBMDF, 2 do CBMMS, 1 do CBMMG e 1 do CBMSE.
Para a escolha dos militares do CBMCE foi realizado um teste de avaliação física entre os militares. Após a seleção, foi realizado um teste prático de habilitação já no CBMDF, que consistia em realizar alguns nós em um tempo determinado e realizar um circuito com subida e transposição de nó.