SSPDS divulga índices criminais e apresenta ações para melhorar a segurança pública
15 de setembro de 2017 - 18:56

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem investido em parcerias com universidades e outros órgãos de segurança para fortalecer o combate ao crime e diminuir os índices criminais, utilizando novas tecnologias, conhecimento científico e métodos inovadores. Durante a reunião do Programa Em Defesa da Vida, nesta sexta-feira (15), o secretário André Costa apresenta os índices criminais do mês de agosto e as novidades que a SSPDS está implementando para melhorá-los. Os dados apresentados são: apreensão de armas de fogo, apreensão de entorpecentes, autos de prisão e apreensão em flagrante por crimes qualificados, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), Crimes Contra o Patrimônio (CVP) e Furto ?, do último mês de agosto e do acumulado do ano.
Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, os índices de CVLI continuam muito altos e preocupam. ?Continuamos em alerta, mas instigados e trabalhando muito para melhorar e reduzir o número de vítimas da violência?, frisou, lembrando que o Sistema de Segurança tem atuado com empenho tanto no policiamento ostensivo, quanto no trabalho investigativo, o que vem resultando no recorde de apreensões de armas e drogas e nas prisões e apreensões em flagrante.
André Costa destaca as parcerias que vêm sendo firmadas para diminuir os índices criminaise possibilitar que as polícias possam trabalhar de forma mais eficaz e eficiente, a partir dos próprios dados estatísticos gerados pela Pasta. Entre as iniciativas pioneiras, estáuma parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma pesquisa de doutorado da instituição criou o software CrimeVis, uma ferramenta de Business Intelligence (BI), que é um sistema de visualização analítica para dados criminais.
A ferramenta, entre seus módulos, um de gerenciamento de dados, possui o painel de controle que apresenta visualmente as informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos, consolidadas e ajustadas em uma tela para fácil acompanhamento dos dados. Um módulo de mapas, onde podem ser gerados os mapas de calor (ou pontos quente/hotspots), bem como mapas temáticos que são representações gráficas da superfície terrestre ilustrada de acordo com algum critério preestabelecido. ?O módulo que vai agregar maior valor à SSPDS é o de mapas preditivos, que se utiliza da base histórica para predizer geograficamente os locais com maior probabilidade de ocorrência dos principais crimes. Os policiais que estão na rua vão ter em mãos, a partir do sistema instalado em smartphones e tablets, as rotas que devem fazer para estarem presentes nos locais com mais registro de crimes. Os dados estarão sempre sendo atualizados, uma vez que a mancha criminal é volátil. Estamos usando a tecnologia e a inteligência a favor do combate à criminalidade?, frisou.
Outra iniciativa que já vem dando excelentes resultados é a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que possibilitou que a SSPDS passasse a utilizar um sistema inteligente de leitura de placas, chamado de Alerta Brasil, que gera um alerta quando um carro roubado ou furtado passa por sensores espalhados nas ruas. O sistema, que ainda está em fase de implantação, já possibilitou, desde o início do processo em 15 de julho (até 15 de setembro), que a taxa de recuperação de veículos subisse de 47,9% para 57,1%, em Fortaleza, o que representa um crescimento de 19,1% na taxa.
Seguindo os investimentos na área de tecnologia para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo Sistema de Segurança, a SSPDS disponibilizou nas lojas Apple Store e Play Store o aplicativo Amigo 190, para celulares com sistema iOS e Android. Por meio da ferramenta, será possível relatar ocorrências, podendo inclusive anexar fotos e vídeos.
Índices
Em agosto deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 31% nas armas apreendidas, passando de 507 para 664. No acumulado do ano, já são 4.977 armas apreendidas contra 3.953 em 2016. No mês passado, houve uma alta de 683% na quantidade de entorpecentes apreendidos, indo de 132,2 quilos, em 2016, para 1.035,17, em agosto último. Nos oito primeiros meses de 2017, o crescimento foi de 184%, passando de 1.882,69 quilos, de janeiro a agosto de 2016, para 5.347,3 quilos.
Já os autos de prisão e apreensão em flagrante por CVLI, tráfico de drogas, roubo e porte, posse e comércio de arma de fogo cresceram 35,7%, em agosto passado, quando aconteceram 1.356 capturas, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 999. No acumulado do ano, são 10.170 contra 8.866 ? um aumento de 14,7%. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com relação ao mesmo mês do ano passado, registrou aumento, sendo 461 casos em agosto último contra 291, em 2016, no Ceará. Em Fortaleza, o número de vítimas em agosto (180) foi maior que o registrado em agosto de 2016 (98 casos).