Mais dois carros roubados são recuperados com auxílio de sensores

14 de setembro de 2017 - 19:07


O trabalho desenvolvido pelas Forças de Segurança do Ceará no combate a roubos e furtos de veículos tem alcançado bons resultados na recuperação dos automóveis. De ontem (13) para hoje (14), equipes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) conseguiram resgatar uma camionete S10 e um Gol, roubados respectivamente ontem (13) e na última segunda (11). Quatro suspeitos foram capturados nas duas ocorrências, sendo um deles autuado por um dos roubos e os demais por receptação. As localizações dos automóveis são reflexo do funcionamento do S25 Provisório e da utilização do sistema Alerta Brasil da Polícia Rodoviária Federal (PRF), integrada ao monitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os carros foram recuperados após serem visualizados nos sensores que funcionam no sistema Alerta Brasil, que faz a leitura da placa e detecta se o transporte possui queixa de roubo ou furto e outras informações. Para isso, a vítima basta acionar o S25 Provisório ? medida que busca a recuperação dos veículos subtraídos em um tempo mais rápido. Com apenas uma ligação para o número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, vítimas de roubo e furto de veículo têm os dados das ocorrências inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil, por 72 horas. Quando o transporte é monitorado pelos sensores, o policiamento da área é acionado para dar inicio à recuperação do bem. E foi isso que aconteceu nesses dois casos.

A caminhonete S10, de placas OEE 3028, foi interceptada no bairro Bonsucesso, nesta manhã (14), com um suspeito a bordo. Gilliardy Marcos da Costa Ferreira (19) foi preso em flagrante pelo roubo do veículo. Ele foi encaminhado para o 27º Distrito Policial, onde o procedimento foi feito e ele confessou o delito, ocorrido na noite de ontem (13), no bairro Boa Vista. A captura foi efetuada por militares do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o veículo já foi restituído ao proprietário.

Já o Gol, de cor prata e placas JUN 5940, foi recuperado no bairro Aeroporto, sendo conduzido por um adolescente de 15 anos, que não possuía passagens pela Polícia. Ele seguia no carro na companhia de dois homens, identificados como Antonio Iago pereira de Sousa (25), sem antecedentes criminais, e Francisco Wellington Teixeira Pereira Filho (22), que responde por receptação. O trio foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e autuado por receptação. Os adultos também foram autuados por corrupção de menor. O automóvel foi subtraído na última segunda (11).

Ambos os carros foram localizados graças ao monitoramento feito pelo sistema SPIA (nome dado pelos próprios agentes de segurança para o Alerta Brasil) nos sensores espalhados pelos bairros.

S25 Provisório

?S25? é o termo utilizado na linguagem policial como sinônimo de ?alerta?. O S25 Provisório deixa as Forças de Segurança em alerta sobre as ocorrências de roubo e furto de veículo antes mesmo de o procedimento ser registrado em uma delegacia de Polícia Civil, o que anteriormente não era possível. Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO). A nova medida busca acelerar as buscas pelo bem levado enquanto os trâmites legais são realizados. O S25 Provisório facilita a recuperação dos veículos e contribui com o trabalho policial, na devolução do bem à vítima.

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 190 e repassar todas as informações sobre a ocorrência e o transporte que foi subtraído. Mas é imprescindível o registro do BO, que vai garantir a devolução do objeto tomado ao devido proprietário. A nova medida busca colaborar com o procedimento policial e não substitui o BO. O compartilhamento das informações no Alerta Brasil, da PRF, permite o acionamento do sistema de videomonitoramento do órgão, utilizado em parceria com a SSPDS, que possibilita a leitura de placas com registro de roubo. Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, em processo de disponibilização, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).