AESP inicia Curso de Controle de Distúrbios Civis

31 de agosto de 2017 - 17:07

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, nesta quinta-feira (01), o IX Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) da Polícia Militar do Ceará. Cerca de 50 policiais participam do treinamento que habilita o profissional para atuar na Companhia CDC do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque)  – unidade responsável pelo atendimento de ocorrências que envolvam tumultos, controle de multidões e gerenciamento de crise.

Segundo o subcomandante do BPChoque, Tenente Coronel PM Luiz Martins Monte Pereira, a capacitação irá reforçar o trabalho realizado pelo efetivo da Companhia de Distúrbios Civis, que atualmente conta com 230 profissionais. Ele destacou a importância da especialização para a tropa. “Na unidade de Choque, nós somos acionados para ocorrências de rebeliões em presídios, em interdições de vias, invasões em estádios de futebol, reintegração de posse, e para agir nesses casos tem que ser um policial bem treinado, equipado, e saber agir no momento certo. A especialização para qualquer ser humano é uma coisa fundamental e para o policial militar mais ainda, porque com conhecimento nossa tropa vai agir da melhor maneira possível e evitar erros”, pontuou o oficial.

A aula inaugural aconteceu na sede da Academia e contou com a presença do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; do secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade; da coordenadora de ensino e instrução da Academia, tenente-coronel BM Roberta Monteiro; do comandante do BPChoque, tenente-coronel PM Cícero Henrique Bezerra Lopes e do coronel BM José Leandro Marinho.

O treinamento, de 254 horas/ aulas, será realizado sob a coordenação do Batalhão de Policiamento de Choque e as instruções ocorrem até o dia 29.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)