O papel do PM no combate ao uso e tráfico de drogas é tema de seminário no curso de formação de soldados da PM

31 de julho de 2017 - 18:53

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce) realizou, neste sábado (29), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o último seminário temático da 1ª turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), com o tema ??Prevenção ao Uso de Drogas: O Papel do Policial Militar??.

O evento foi aberto pela equipe da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Ceará, que explicou a Lei nº 11.343 – que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – que estabelece normas para repressão de drogas; define crimes e orienta as medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas – e compartilhou com os futuros soldados um pouco da rotina desta especializada. Também foi realizada uma demonstração de busca de entorpecentes com o cão farejador da Polícia Civil.

Para o inspetor da DCTD, Nogueira Junior, a integração dos profissionais de segurança desde a formação trará mais eficiência e qualidade para as ações no combate às drogas. “O objetivo é estimulá-los a fazer o trabalho de combate ao tráfico de drogas de forma mais integrada entre Polícia Civil e Polícia Militar, para que a gente possa ter mais resultados positivos nas prisões, nas abordagens e tirar grandes traficantes da rua para evitar mais pessoas viciadas”, pontuou Nogueira.

No turno da tarde, para tratar sobre o papel do policial militar dentro das políticas públicas brasileira de enfrentamento às drogas e a violência, o comandante da Uniseg 1, capitão da PMCE, José Messias Mendes Freitas, deu continuidade ao tema e apresentou as exitosas ações de recuperação de usuários de drogas. “Dentre as ações que a gente chama proativa aqui na Uniseg, o usuário que é voluntário, o policial militar encaminha diretamente para locais de recuperação para que ele seja incluído em projetos que visa tratar e minimizar as problemáticas advindas do uso e abuso das drogas O problema da droga é muito maior que a penalização, é muito mais que uma mera condução à delegacia, envolve uma série de outros fatores e ações”, destacou o oficial.

A temática também foi discutida pelos alunos lotados no municípios de Juazeiro do Norte e Sobral.

Fotos: Leandro Freire (AscomAesp)