Cavalaria da PMCE oferta curso de policiamento montado para oficiais

28 de julho de 2017 - 17:39

O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) com o auxílio de animais tem impactado diretamente nos bons resultados das ações preventivas e reativas da tropa. Para divulgar ainda mais as atividades realizadas com cavalos, o Regimento de Polícia Montada (RPMont), mais conhecido como Cavalaria, realiza o primeiro curso destinado aos oficiais da PMCE. A partir da próxima semana, 15 profissionais terão a oportunidade de conhecer de perto o policiamento montado e aprender sobre técnicas policiais a cavalo.

O comandante do RPMont, tenente coronel Ricardo Barbosa, explica que o curso objetiva disseminar a cultura do policiamento montado e mostrar como é desenvolvido, além de criar um cadastro de reserva de militares capacitados nesta área. Além dos oficiais da PM do Ceará, a turma também é composta por um oficial do Mato Grosso do Sul. Esta já é a 14ª edição do curso, sendo a primeira destinada exclusivamente a oficiais da Polícia Militar.

A formação vai ocorrer nas dependências da Cavalaria da PMCE, com autorização da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) – entre os dias 1º de agosto e 29 de setembro. O conteúdo abordado contempla disciplinas de Tiro Policial Defensivo, Técnicas de Policiamento Montado, Higiene e Profilaxia dos Animais, Contenção e Transporte de Cavalos, entre outras, com um total de 340 horas/aula. De acordo com o major Claudomiro Silva, que é o coordenador do curso, posteriormente haverá outras duas novas turmas para subtenentes e sargentos e para cabos e soldados.

RPMont (Cavalaria da PMCE)

Atualmente, 170 militares atuam nos quadros do RPMont, em operações, ações de presença em áreas externas de unidades prisionais e policiamento em locais públicos como Praças e estádios, entre outras atividades. Uma das vantagens de se utilizar cavalos em ações policiais é a facilidade de locomoção e de mudança de solo. O animal pode ter acesso às regiões que uma viatura é impossibilitada de entrar, como becos e ruelas.