Ciopaer comemora 22 anos de atuação no Estado como referência em segurança aérea

4 de julho de 2017 - 19:58

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), completa nesta terça-feira (04), 22 anos de atuação, fazendo valer seu lema de “voar para proteger e salvar”. A data também marca grandes realizações da equipe que é referência nacional em atividades aéreas de segurança pública, com destaque para o transporte aeromédico, atividade desempenhada apenas pelo Ceará em todo o território brasileiro.

A unidade aérea cearense chega a esta marca com mais de 23 mil horas voadas e um rol de missões realizadas entre patrulhamentos preventivos, apoio às operações das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/CE), resgates, buscas e salvamentos, transportes aeromédicos, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante, dentre outras missões. Atualmente a Ciopaer é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros. Ela também é considerada como a operadora do mais bem executado serviço aeromédico público do País.

Durante o último ano de atividades da Ciopaer, foram realizadas 1.420 missões, entre elas, podemos destacar 118 resgates e 68 remoções aeromédicas. A unidade aérea cearense comemora ainda a aquisição de duas aeronaves H135 Helionix, a realização de treinamento na Airbus Americana para 12 pilotos, a conclusão de curso de Tripulantes Operacionais e a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do treinamento de voo por instrumentos e sob capota, licença concedida apenas ao Estado de São Paulo, que tem um grupamento aéreo do Sistema de Segurança autorizado a realizar esse tipo de capacitação.

A frota da Ciopaer é composta por sete aeronaves distribuídas em três bases do Estado do Ceará (Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte), que credenciam a unidade cearense a incorporar à sua frota uma das modernas aeronaves da atualidade, o Airbus Helicopter H135 Helionix. Dois novos modelos da aeronave foram adquiridos pelo Governo do Estado e serão entregues ano que vem. Elas são as primeiras desse modelo na América Latina, proporcionando a abertura da Base Sertão Central, no município de Quixadá.

Transportes aeromédicos

Desde agosto de 2014, quando iniciou a formação do grupamento aeromédico, já foram transportados 74 bebês que necessitavam de algum atendimento hospitalar. O sucesso das missões se dá graças ao convênio firmado entre as pastas estaduais da Segurança Pública e Defesa Social e da Saúde, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado do Ceará (Samu/CE). No primeiro ano, foram transportados apenas três recém-nascidos. Já em 2015, esse número saltou para 22; em 2016, foram 31 bebês; e em 2017, foram realizados até junho, 27 deslocamentos aeromédicos.

Os atendimentos destacam-se por demandar equipamentos e profissionais especializados, a fim de atender às necessidades de um paciente com tamanha fragilidade e exigência fisiológica. Os recursos utilizados pela Ciopaer tornam o Ceará único no Brasil e destaque na América Latina no quesito de tecnologias investidas nas ações aeromédicas. Os helicópteros da Coordenadoria dispõem de aparelhos que apenas o exército dos Estados Unidos e o clube de automobilismo alemão AllgemeinerDeutscherAutomobil-Club (Adac) possuem.