Prefeitura de Fortaleza disponibiliza imagens das câmeras de monitoramento de tráfego para auxiliar ações de segurança pública
27 de junho de 2017 - 18:06
Além de contribuir com a segurança viária, as imagens de tráfego obtidas por meio das câmeras de monitoramento e as informações dos equipamentos de fiscalização eletrônica existentes na cidade passarão a ser utilizadas para auxiliar as ações de segurança pública. Um termo de cessão assinado na manhã desta terça-feira (27/06) pelo prefeito Roberto Cláudio e o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, André Costa, permite que toda a estrutura de vigilância da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) esteja à disposição da pasta estadual, atuando como importante aliada no combate à violência.
Ao todo, cerca de 370 pontos já monitorados pelo município, seja pelas câmeras ou radares eletrônicos, vai possibilitar à Secretaria de Segurança uma maior capacidade de agir, identificar e de investigar os atos delituosos. O serviço funcionará através da transmissão de imagens da AMC diretamente para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.
Segundo o secretário André Costa, o operador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) vai poder ter acesso direto a esses dados, auxiliando em duas frentes. “Uma delas no trabalho preventivo, visto que o operador vai visualizar ações suspeitas e já acionar as viaturas próximas, mas também no de repressão. Acontecendo um delito, será feita uma investigação da Polícia Civil, que vai conseguir as imagens de maneira mais célere, com menos burocracia, otimizando todo o processo”, explica.
A parceria demonstra que o poder público municipal assume também o seu papel de responsabilidade em relação à segurança pública. “Isso vai ajudar não só a integrar as ações da Prefeitura com o Governo do Estado, mas principalmente vai dar mais um instrumento de observação, de fiscalização e de vigilância para os órgãos de segurança pública do Estado do Ceará”, defende o prefeito Roberto Cláudio.
Com esse apoio, espera-se melhorar o monitoramento nas ruas e assim prestar um melhor serviço à segurança pública. A AMC dispõe de câmeras de monitoramento situadas em 41 cruzamentos, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, e de 333 pontos de fiscalização eletrônica ativos.