Curso de Operações de Inteligência capacita profissionais da segurança pública

19 de junho de 2017 - 19:12


A capacitação é uma parceira entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a SSPDS

Profissionais da Segurança Pública do Ceará e de outros sete estados da Federação – Distrito Federal, Roraima, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso e Amazonas – participam da 9ª edição do Curso de Operações de Inteligência (Coi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
 
As instruções acontecem nas dependências da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), sob a coordenação da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e visa capacitar os agentes para atuarem na atividade de inteligência, por meio da aplicação das principais ações de buscas e técnicas operacionais utilizadas para obtenção de dados não disponíveis.
 
Durante a aula inaugural do curso, realizada hoje (19), na sede da Aesp, o titular da SSPDS, André Costa, destacou a importância da temática para a eficácia da segurança pública. “A inteligência policial é focada em antecipar cenários, antecipar situações e riscos que envolvem a segurança pública. E também é uma inteligência focada na obtenção de provas, que ferramentas de inteligência podemos empregar para a obtenção de provas de crimes”, explicou.  
 
De acordo com o Secretário, que já chefiou a inteligência da Polícia Federal do estado de Alagoas, a qualificação irá fortalecer a atuação preventiva e repressiva desses profissionais frente à ação de infratores, que utilizam de vários métodos e meios para suas atividades delituosas.
 
O treinamento de 90 horas/aulas, prevê o estudo de disciplinas de: fundamentos da atividade de inteligência e de operações de inteligência; emprego de meios eletrônicos; reconhecimento operacional; vigilância; entrevista; disfarce; documentos de operações de inteligência; comunicação sigilosa e recrutamento operacional. Ao todo, 35 profissionais participam desta capacitação, incluindo agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.