CBMCE discute Plano de Auxílio Mútuo para a Chapada do Apodi

1 de junho de 2017 - 18:52

Representantes do Corpo de Bombeiros e de indústrias localizadas na zona de fronteira entre o Ceará e o Rio Grande do Norte estiveram reunidos ontem, na sede da empresa Cimento Apodi, em Quixeré, para discutir a implantação de um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Chapada do Apodi. "A preocupação que nos levou a convocar a reunião foi com o tempo resposta para o atendimento das ocorrências de combate a incêndio, salvamento e controle de pânico na Chapada, notadamente na cidade de Quixeré", explica a major Ryna Samilly Jardim da Silva, comandante do Quartel de Quixeramobim.

O Plano de Auxílio Mútuo reúne as diretrizes a serem seguidas pelo Corpo de Bombeiros e por todas as organizações instaladas em determinada área geográfica, em situações de emergência. A proposta discutida apresenta balizas para a prestação de ações mitigadoras, diante de desastres, com foco nas ocorrências mais prováveis ligadas aos empreendimentos presentes na Chapa do Apodi: preparação, manuseio, estocagem e transporte interno e externo de combustíveis sólidos e líquidos, lubrificantes, insumos, produto final (cimento, clinquer, calcário, coque) e condições de emergências entre as plantas do polo.

Participaram da reunião representantes das empresas Cimento Apodi, Fabrical, Cimento Mizuno e Carbomil. Nova reunião ficou marcada para o dia 25 de julho para avançar com o projeto de implantação do PAM da Chapada.