Pela segunda vez este ano, Projeto Ronda Escolar da Uniseg 2 recebe elogio formalizado por instituição de ensino

31 de maio de 2017 - 18:35

O Projeto Ronda Escolar da Polícia Militar do Estado do Ceará, que atua na Unidade de Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2), no bairro Aldeota, recebeu, pela segunda vez este ano, um elogio formalizado por uma instituição de ensino estadual, acerca de sua atuação proativa junto aos alunos e gestores da escola. No mês de abril, a composição também recebeu os agradecimentos, em forma de carta, enviada pelo Colégio Darwin, situado no mesmo território. Desta vez, as palavras de gratidão foram enviadas pela Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia. Para a comandante do policiamento na região, Capitã Rosilene Rocha, “os nossos objetivos estão sendo alcançados”.
 
O Projeto, que atua em dois períodos e nos quatro bairros da Uniseg 2 – Aldeota, Praia de Iracema, Varjota e Meireles -, atende em média 25 escolas, sendo estas da rede pública e privada de ensino. “O trabalho é voltado para a aproximação da Polícia com as crianças e jovens da comunidade escolar, e também com os gestores, como diretores e professores das instituições de ensino acompanhadas”, salienta a comandante. Três policiais militares integram a composição, que utiliza de alguns fundamentos do policiamento comunitário, como forma de romper com alguns paradigmas acerca do trabalho policial. As atividades do Projeto são voltadas para palestras informativas e conscientizadoras sobre a prevenção à violência e ao uso de drogas. De forma que são transmitidos valores sociais e morais, que contribuem para a formação de caráter dos alunos.

“É um trabalho inovador e ficamos muito felizes ao receber elogios”, disse o soldado Francisco Rosano Gomes Abreu Filho, que possui licenciatura em Geografia, e antes de ingressar na carreira como policial militar, há seis anos, foi professor da Escola Santa Luzia. “Para mim é uma experiência muito gratificante, pois é como a realização de um sonho. Ou seja, me tornar um profissional de segurança, que está presente nas escolas, influenciando no bom funcionamento destas. Além disso, fazendo parte da Segurança Pública e voltando para ajudar, de maneira direta, a educação”, completa.

Serviço
Para os educadores que trabalham em escolas situadas nos bairros que compreendem a Uniseg 2 e queiram a atuação dos profissionais do Ronda Escolar em suas respectivas instituições, basta entrar em contato com o projeto pelo telefone 98685-1395, das 6 às 22 horas e de segunda a sexta. Após feita a solicitação, os policiais fazem uma visita e apresentam o projeto.