Colégio dos Bombeiros completa 19 de serviço e dedicação aos cearenses

24 de abril de 2017 - 20:13

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros comemorou 19 anos de fundação com uma grande solenidade militar realizada no último dia 19 de abril, no ginásio da escola. Na ocasião, os novos alunos receberam suas boinas, num ritual que caracteriza seu ingresso efetivo numa escola militar. Além disso, os alunos veteranos que mais se destacaram no ano passado, entre seus colegas de série, foram homenageados, recebendo postos e graduações análogos aos da hierarquia militar, como forma de reconhecimento por seu desempenho escolar. Em homenagem ao CMCB, por esses 19 anos de bons serviços prestados ao povo cearense, elencamos 19 coisas que fazem dele uma escola especial!



1. O Ensino Militar

Isso é um tanto óbvio, a começar pelo nome da escola. Mesmo assim, não poderíamos começar por outro lugar. O fato de se tratar de uma instituição de ensino baseada nos princípios militares é uma das marcas principais do CMCB. Crianças e jovens dos seis aos 18 anos de idade vivenciam a hierarquia e a disciplina numa fase importante de sua formação e isso, por todos os indicadores educacionais utilizados em nosso país, tem tido um impacto forte ? e positivo ? na vida deles.

2. O Pelotão Especial
Começar o dia entrando em forma, de acordo com a prática militar de organizar as pessoas em pelotões enfileirados, faz parte do cotidiano dos alunos do CMCB. Para aqueles que, além de terem comportamento exemplar e um bom desempenho intelectual, se interessam mais fortemente pela ordem unida militar, há a opção de ingresso no Pelotão Especial (PE), aberto a alunos do Fundamental II em diante. Com treinos extras semanais, os integrantes do PE costumam representar o CMCB em solenidades especiais, dentro e fora dos muros da escola.

3. Os Postos e as Graduações Militares
O reconhecimento pelo bom desempenho escolar costuma vir na forma de medalhas e troféus nas instituições de ensino civis. Em escolas militares, como o CMCB, o mérito intelectual dá direito ao uso do alamar, um distintivo semelhante a uma corda preso à ombreira da farda, e concede postos e graduações escolares análogos aos que compõem a hierarquia militar. Assim, os alunos que obtiveram as melhores notas ao longo de um ano, no seguinte tornam-se Cabos-Alunos, Sargentos-Alunos, Subtenentes-Alunos e assim sucessivamente. O aluno com o melhor desempenho ao longo do 2o Ano do Ensino Médio torna-se Coronel-Aluno no 3o Ano e assume a responsabilidade de comandar o Batalhão Escolar, que é o nome dado ao conjunto de todos os alunos do CMCB por ocasião de solenidades e desfiles militares.

4. Os Uniformes
Toda escola tem um uniforme. Em uma escola militar, porém, eles são vários e têm funções bem mais diversificadas do que a mera identificação dos estudantes regularmente matriculados na instituição. Para cada tipo de atividade a ser desenvolvida pelo aluno ao longo da semana há trajes diferenciados. Eles não apenas devem ser usados na ocasião correta como devem seguir parâmetros rigorosos de apresentação pessoal. Camisa amarrotada, sapatos sujos, boina amassada e fivela de cinto sem brilho são desencorajados sistematicamente. A ideia é fomentar entre os jovens o cuidado com a forma de se apresentar nas diversas situações que a vida pessoal e profissional impõe dia após dia.

5. Defesa Civil

Se a escola é militar, ela é igualmente bombeirística. E isso também tem consequências. Ao longo da vida escolar, atualmente no 9º Ano, os alunos do CMCB estudam Defesa Civil, o único campo de atuação atribuído pela própria Constituição Federal aos corpos de bombeiros do Brasil. Estudos sobre prevenção, preparação, resposta e mitigação de desastres e monitoramento de ameaças, bem como visitas às áreas de risco de nossa cidade, fazem parte dessa disciplina extremamente importante que só se encontra no currículo do colégio, em toda a rede de ensino do Ceará.

6. Astronomia
No CMCB, os alunos são convidados a expandir seus horizontes. A compreensão da Terra como parte de um Universo incomparavelmente mais amplo é assunto da disciplina de Astronomia, que faz parte do currículo do 7o Ano. Voltado para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o estudo parte das estações do ano e das fases da Lua e chega até as descobertas mais recentes no campo dos exoplanetas e da cosmologia de forma adequada à faixa etária dos alunos. Aulas de campo e atividades práticas aproximam os jovens da experiência concreta de pesquisa astronômica. Desde 2009, o colégio acumula 24 medalhas na OBA.

7. Robótica
Para chegar às estrelas ? ou entender como elas funcionam ? é preciso dominar a tecnologia. Nesse sentido, a robótica é uma área cuja importância cresce exponencialmente no mundo contemporâneo. E os alunos do CMCB já acompanham esse processo de perto há algum tempo. Desde 2012, alunos de todas séries têm oportunidade de participar de aulas teóricas, que envolvem principalmente raciocínio lógico e desafios interdisciplinares, e práticas, em que aprendem a executar tarefas como controlar um robô completamente autônomo para resgatar vítimas sem interferência humana em um ambiente hostil e perigoso para o ser humano. Na última edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, dez alunos foram premiados.

8. Xadrez

Por falar de raciocínio lógico, nada como o mais clássico dos jogos de estratégia em tabuleiro para estimular o desenvolvimento dessa habilidade nas crianças. Por isso mesmo, desde o ano passado todos os alunos do 3o ao 5o anos do CMCB têm aulas semanais de xadrez. Atualmente são 180 crianças que aprendem se divertindo com todo o aparato exigido pela modalidade: cadeiras adaptadas para duas pessoas jogarem ao tabuleiro, relógios de ponteiro e digitais, delimitando o tempo de cada jogada, e uma abordagem que estimula o olhar interdisciplinar sobre a atividade desenvolvida.

9. Tênis de mesa

Se é importante pensar rápido, ser capaz de reagir com precisão e velocidade também é. No tênis de mesa, o reflexo e a estratégia são fundamentais para um bom desempenho. Hoje há uma equipe formada por alunos do Fundamental II e do Ensino Médio que praticam regularmente o esporte, já com vistas ao primeiro intercolegial do estado nos segundo semestre, entre as escolas militares do Ceará. No final do ano passado, o CMCB organizou seu primeiro interclasses da modalidade.

10. Corrida de Orientação
Raciocinar e agir com presteza sobre um piso concretado e ao abrigo do Sol e da chuva pode não ser tão desafiador quanto ter que fazer o mesmo no meio do mato, tendo que superar obstáculos, procurar pistas e decifrar mapas criptografados. Praticamente desde a fundação do CMCB os alunos têm a opção de praticar esse esporte, que consiste em escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio com a ajuda de mapas e bússolas. O Clube de Orientação da escola, chamado Trilha Norte, acumula importantes participações em competições locais, estaduais e até nacionais, tendo obtido a primeira colocação no Campeonato Cearense de 2009.

11. Infraestrutura

E já que estamos falando de esportes, é importante destacar a estrutura com que o CMCB conta nesta área. Além de uma quadra poliesportiva coberta, os alunos têm à disposição duas piscinas ? uma delas semiolímpica ?, uma sala de lutas, com tatame, e uma sala de musculação. A escola oferece aulas extracurriculares de futsal, vôlei, basquete, handebol, judô, jiu-jitsu e natação, fora as atividades curriculares que fazem parte da formação de todos os alunos, dentro da disciplina de Educação Física.

12. Laboratórios
A estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades práticas está presente também na área da educação científica no CMCB. Enriquecendo as lições teóricas, os alunos têm a chance de promover experimentos para testar a aplicabilidade prática dos conceitos trabalhados em sala, graças aos laboratórios de Física, Química e Biologia existentes na escola. Para completar o quadro, o laboratório de Informática funciona como um espaço multifuncional para os estudantes desempenharem as mais variadas tarefas com o auxílio ? ou por meio do ? computador.

13. CineClube
Um dos usos regulares do laboratório de Informática é a realização do Cine Clube, que completa dois anos em 2017. Alunos, servidores e professores podem propor filmes, que são exibidos em horários previamente agendados, sob a supervisão de profissionais capacitados a conduzir debates sobre as questões mais relevantes abordadas na película. Nesses encontros, o aprendizado sobre os mais variados temas ganha profundidade à luz dos dramas cinematográficos devidamente refletidos e debatidos.

14. Proerd
O CMCB é uma das escolas cearenses cujos alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O Proerd, inspirado num programa norte-americano similar, é desenvolvido por militares treinados e preparados para trabalhar o lúdico de forma especialmente voltada para crianças e adolescentes. Temas como resistência às pressões de grupos, valorização da autoestima, controle de tensão, solução pacífica de conflitos, influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida fazem parte do programa, que busca, acima de tudo, a valorização da vida.

15. Ensino em Período Integral
Desde o ano passado, o ensino em tempo integral é uma realidade para os alunos do 3o Ano do Ensino Médio do CMCB. Acolhidos pela manhã, eles seguem um programa especial de preparação para os exames vestibulares e para o ENEM que se estende até o final da tarde. A alimentação cotidiana é oferecida pela escola, que já está se organizando para ampliar o Ensino em Período Integral para todo o Ensino Médio.

16. Desempenho acadêmico

Quando grandes mestres se colocam à disposição de alunos motivados, dentro de um programa bem estruturado de preparação acadêmica, que resultado se pode esperar? O melhor possível! Principalmente para os alunos do CMCB em busca de aprovação em instituições de Ensino Superior. No passado, por exemplo, todos os alunos do 3o Ano do Ensino Médio foram aprovados em exames vestibulares, metade deles em instituições públicas federais e estaduais de Ensino Superior.

17. Preparação para Escolas Militares

A experiência de contato prolongado, em muitos casos por mais de uma década, com a vida militar, leva muitos alunos do CMCB a decidirem ingressar em alguma das diversas carreiras oferecidas pelas Forças Armadas. Para tanto, eles contam com o apoio da escola, que oferece o Curso Preparatório para Escolas Militares (CPEM), aos sábados pela manhã. As aulas específicas de Física, Química, Matemática e Português têm foco nos exames vestibulares de instituições como a Escola e o Colégio Naval, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Academia da Força Aérea.

18. EJA

As oportunidades oferecidas pelo CMCB não se limitam às crianças e aos jovens que frequentam o ensino regular. Pessoas com idade acima de 18 anos, desde que tenham concluído o Ensino Fundamental ou sejam egressos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), podem participar do EJA do Ensino Médio com Capacitação Profissional no período noturno. Nessa modalidade especial de Educação de Jovens e Adultos, o participante cursa o Ensino Médio ao mesmo tempo em que adquire as habilidades necessárias para o desempenho de alguma atividade profissional.

19. Escola pública
Finalmente, é importante lembrar um detalhe: tudo isto que você leu até agora é oferecido por uma escola pública estadual que, graças a uma organização eficiente, sem perder de vista os valores fundamentais de caráter bombeiro-militar, tem conseguido alcançar patamares cada vez mais elevados no cenário educacional cearense. Vida longa ao CMCB!