Projeto Ronda Escolar é homenageado por colégio na Uniseg 2
20 de abril de 2017 - 21:08
“Percebemos uma postura de mais respeito e cuidado por parte dos alunos”. Esses são alguns dos resultados positivos observados pela educadora Antônia Sousa com a chegada do Projeto Ronda Escolar, da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), no Colégio Darwin, onde ela é supervisora pedagógica. O trabalho desenvolvido pelos policiais foi bem recebido pela comunidade escolar e se tornou motivo de agradecimento, que chegou aos militares em formato de carta. A instituição fica localizada na Unidade Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2) de Fortaleza.
O Colégio Darwin fica na Rua Ildefonso Albano, no bairro Aldeota, e é uma das 17 escolas assistidas pelo Ronda Escolar atuante na Uniseg 2. Com aproximadamente 830 alunos em séries da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio, a instituição abraçou a proposta dos militares e hoje vivencia bons resultados dentro e fora de sala. “Abrimos as portas da escola para eles (policiais)”, destaca Antônia Sousa, que é supervisora pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ela conta que a composição explicou o trabalho a ser realizado e que foi bem aceito pela diretoria da instituição. “Eles (PMs) se colocaram na postura de Polícia cidadã, Polícia amiga”. Para a capitã Rosilene Rocha, comandante do policiamento na região, o agradecimento do Colégio Darwin representa o reconhecimento direto das pessoas nas quais o trabalho está focado: o público escolar. “A gente vê (a carta) como uma forma de gratidão e reconhecimento, que o trabalho está atingido o seu objetivo. É o melhor, que vem direto da população”, avalia.
A Uniseg 2 compreende os bairros Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema e desde julho de 2016 o Ronda Escolar foi implantado no território. No Colégio Darwin e nas demais escolas públicas e privadas assistidas pelo programa, os agentes de segurança intensificam a segurança nos horários de entrada e saída das instituições, além de realizar palestras e orientar os alunos, pais e professores sobre o combate à violência e às drogas, entre outras temáticas que percorrem pelo universo escolar. “A Presença da Polícia não é só fora, mas dentro da escola”, enfatiza o soldado Francisco Rosano Gomes Abreu Filho, mais conhecido entre a tropa como R. Filho. Ele é o responsável por uma das duas composições do Ronda Escolar presentes na Uniseg 2.
“A gente procura levar uma palavra de combate às drogas, da importância do estudo e assuntos da segurança pública, que a gente pode abordar em sala de aula” continua o soldado, ao explicar como se dá o trabalho com os estudantes.
Trechos do agradecimento
“A ronda da viatura nas imediações da escola inibe a presença de mal intencionados e oferece segurança aos alunos, famílias e funcionários, sobretudo nos horários de picos mais elevados, ou seja, inícios e fins de turnos.
Exalto não somente a presença da viatura, mas o trabalho desenvolvido nas salas de aulas, no segundo semestre passado, pelo comandante sd R. Filho juntamente ao Levir e Adjafre.
Capitã, parabenizo o seu trabalho e aos seus liderados que tão gentilmente tem estado presente frente ao que o projeto propõe. Que possamos sempre contar com a presença e a confiança da Polícia Militar (sic)”.
Serviço
Para os educadores que trabalham em escolas situadas nos bairros que compreendem a Uniseg 2 e queiram a atuação dos profissionais do Ronda Escolar em suas respectivas instituições, basta entrar em contato com o projeto pelo telefone 9.8685-1395, de 6 às 22 horas e de segunda à sexta. Após feita a solicitação, os policiais fazem uma visita e apresentam o projeto.