CBMCE credencia profissionais que atuam com pirotecnia e realiza demonstração com fogos de artifício
24 de março de 2017 - 18:23
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), nesta sexta-feira (24), realizou o encerramento do curso de Formação de Blaster em Pirotecnia, habilitando 37 pessoas, entre funcionários de empresas de revenda de fogos de artifício e bombeiros militares que atuam diretamente na fiscalização. O CBMCE fiscaliza o comércio varejista, respaldado legalmente pela Norma Técnica nº014, que estabelece as condições de segurança contra incêndios e explosões decorrentes do manuseio inadequado dos fogos de artifício, em razão de sua periculosidade.
Antes da solenidade de encerramento, foi realizada uma demonstração de utilização de fogos de artifício indoor, específicos para o uso em ambientes fechados por não fornecerem calor suficiente para ocasionar um incêndio. Em seguida, no gabinete do comando da corporação, os concludentes receberamos certificados e uma carteira que os habilita a desempenharem a atividade de blaster por um período de dois anos, devendo ser renovada posteriormente.
Segundo o coordenador de Atividades Técnicas, coronel Eduardo Holanda, é imensurável o ganho da sociedade com a realização deste curso. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição que trabalha com a preservação da vida, por isso, nosso desafio diário é atuar na prevenção. Se as normas de segurança aqui elaboradas e fiscalizadas forem seguidas pela população, mesmo que não impeça que o acidente ocorra, certamente os seus danos serão minimizados”, pontua.
A norma prevê como um dos requisitos indispensáveis para o funcionamento de um localque venda estes produtos a presença de um profissional habilitado e certificado pelo Corpo de Bombeiros. O profissional precisa ter conhecimento acerca dos diversos tipos de explosivos e treinamento específico para ser perito na sua utilização. Este profissional é chamado de blaster, que, ao pé da letra, significa “detonador”. Além de ser o único técnico habilitado a realizar grandes queimas de fogos, o blaster também é utilizado na mineração para a detonação controlada de pedreiras.
Nos grandes eventos, os shows pirotécnicos são um espetáculo à parte e encantam as pessoas. A exemplo disso, na última festa de réveillon em Fortaleza,a cidade teve a queima de fogos com maior duração do País. Em casas de shows e ambientes fechados também é possível encontrar esses artefatos, seja para decorar ou para criar os mais diversos efeitos. Para todo o processo de fabricação, transporte, armazenamento, revenda e utilização, existem órgãos com legislações rigorosas para garantir o controle e a qualidade desse material explosivo de forma que o momento de lazer não se transforme em tragédia.