Simulado com fogos de artifício encerra o curso de formação de blaster coordenado pelos Bombeiros
23 de março de 2017 - 18:46
Será realizada amanhã (24) uma demonstração de utilização de fogos indoor (em ambientes fechados) como atividade de encerramento do Curso de Formação em Blaster, que é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará. Para realizar este curso é necessário ser profissional com formação em mineração (técnico e tecnólogo), engenharia, geologia ou em segurança do trabalho, empregados na indústria de pirotecnia, além de bombeiros militares que atuem na fiscalização.
Mas o que é um blaster? Traduzindo ao pé da letra, significa “detonador”. É um profissional habilitado para manusear artefatos explosivos com as mais diversas finalidades, sejam elas na realização de eventos (queima de fogos, shows pirotécnicos) ou na mineração através da detonação de pedreiras. Além disso, todo estabelecimento que realize o comércio varejista de fogos de artifício tem como um dos requisitos para funcionar a obrigatoriedade de ter este profissional para que o Corpo de Bombeiros conceda o Certificado de Conformidade.
A competência para credenciar os profissionais habilitados fica a cargo da Secretaria da Segurança Pública de cada estado e, aqui no Ceará, esta tarefa fica sob responsabilidade da Polícia Civil.
Sobre o curso:
Tem duração de 20h/a e aborda temas como identificação de pólvoras, bombas, morteiros; processo de fabricação; fogos indoor e outdoor; história da pirotecnia; entre outros.
Esta demonstração acontecerá às 9 horas, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros. Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga. Em seguida, haverá a solenidade de encerramento, no gabinete do Comando Geral.
Serviço:
Local: Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga – Quartel Central dos Bombeiros
Data: 23.03.17 – sexta-feira
Horário: 9 horas