PMs realizam treinamento físico ao lado de corredores na Avenida Beira Mar

10 de março de 2017 - 18:36

Dando sequência ao reforço no policiamento da região turística de Fortaleza, policiais militares lotados no Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) passam a realizar treinamento físico e militar juntamente com equipes de assessorias esportivas ao longo da orla da Avenida Beira Mar. O reforço no patrulhamento no local faz parte de uma série de ações integradas de segurança pública desenvolvidas no intuito de combater a criminalidade e garantir a segurança dos frequentadores. Durante as atividades de educação física os policiais portam armas, o que aumenta o raio de ação policial na área.

A intensificação das ações ostensivas na região vai além. O treinamento dos policiais militares aproxima a Polícia dos frequentadores que utilizam o espaço para a prática de lazer e o esporte. O comandante do BPTur, tenente coronel Teófilo Lobo, destaca que os agentes de segurança estão abertos também para ouvir as demandas dos corredores. "Nossa tropa está em frequente comunicação com as pessoas que utilizam os espaços na Avenida Beira Mar. Estaremos à disposição da população para ouvirmos as demandas dos praticantes. É fundamental contarmos com o apoio da população", revela o comandante.

Desde a sexta-feira passada (03), o efetivo da Polícia Militar foi redistribuído para atuar em operações de policiamento ostensivo, intensificando as abordagens aos frequentadores do calçadão. Além disso, toda a área é monitorada a partir do Centro de Monitoramento da Beira Mar, instalado dentro do Mercado dos Peixes, no bairro Mucuripe. O equipamento conta com 30 câmeras "speed dome", que possuem função giratória, com alcance de até 200 metros e que perfazem um giro de 350 graus, cobrindo desde a orla da Praia de Iracema até a Praia do Mucuripe, compreendendo seis quilômetros. As imagens são acompanhadas 24 horas, em tempo real.

O reforço no policiamento na área conta com apoio de equipes a pé, nos postos de comando fixo da Polícia Militar distribuídos pela orla, além de equipes motorizadas que cobrem o calçadão e as vias no entorno. O policiamento visa garantir a tranquilidade e a segurança das pessoas que utilizam o espaço público para a prática esportiva e recreativa. As ações da SSPDS são discutidas e integradas com órgãos municipais, como a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), e contam ainda com apoio de setor hoteleiro.