BPChoque forma primeira turma de estágio tático
23 de janeiro de 2017 - 19:22
Em clima de gratidão e festa, 25 policiais militares que ocupam o posto de 1º Tenente da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) concluíram o primeiro estágio tático do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Os militares participaram da formação de 120 horas/aula, na qual receberam treinamento sobre abordagens, armamentos, explosivos e instrução de tiro diurno e noturno, entre outras práticas. Iniciado no dia 09 de janeiro deste ano, o estágio foi concluído na tarde desta segunda-feira (23), em um evento que contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tenente coronel Alexandre Ávila.
?Vocês deram um passo extremamente importante em se voluntariarem a estarem aqui?, enfatizou o adjunto da SSPDS. Ele falou isso porque o estágio foi criado devido à intensa procura dos militares em conhecer o trabalho desenvolvido pelas cinco companhias do BPChoque, que são os Comandos Tático Rural (Cotar), Tático Motorizado (Cotam), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Controle de Distúrbios Civis (CDS) e a Ronda Ostensiva com Cães (Roca).
O evento desta tarde (23) foi realizado na sede do BPChoque e a participação do Tcel Alexandre teve um significado a mais. Antes de assumir função na cúpula da pasta da Segurança, ele era o comandante do BPChoque e suas palavras também expressaram gratidão e respeito aos seus companheiros de farda pelo tempo que passou no batalhão especializado. ?Estarei sempre à disposição de todos e aberto a receber sugestões. Muito obrigado?, destacou. Ele concluiu sua fala aconselhando a tropa a valorizar a família e a dar prioridade ao serviço. Em agradecimento ao ex-comandante do Batalhão, os formandos o presentearam com uma blusa com os números dos alunos, como forma de homenagem pelos serviços prestados à corporação.
De acordo com o tenente coronel Luiz Martins, comandante interino do BPChoque, durante o período do estágio, os tenentes vivenciaram na prática as teorias que apreenderam na Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). ?Um dos nossos objetivos básicos é que o oficial que aqui passa entenda o trabalho e a atuação de uma tropa de choque seja onde ela for aplicada?, explica o Martins, ao enfatizar que o objetivo foi alcançado. Uma das práticas dos tenentes foi durante o clássico-rei, realizado nesse domingo (22), no estádio Arena Castelão. Na ocasião, eles ficaram na chamada linha de contenção e impediram que torcedores de times adversários entrassem em conflito.
A turma é formada por três mulheres e 22 homens. Eles são oriundos de companhias diferentes da PMCE e atuam em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado. Agora, eles retornarão para seus locais de trabalho com a incumbência de colocarem em prática tudo o que aprenderam. ?Uma das instruções que mais chamou, não só a minha atenção, mas a de todo o grupo, foi a de tiro com fuzil. Muitos aqui não tinham tido contato com esse armamento e a partir desse curso a gente pode ter o contato, manuseá-lo e montá-lo e conhecer mais a arma, principalmente os que trabalham no interior?, destaca o tenente Ricardo Goiana. Entre as disciplinas, os militares aprenderam mais sobre armamento e equipamento, instrução tática individual, patrulha rural e urbana, intervenção prisional, educação física, sobrevivência policial e práticas de tiros, entre outras. Para uma das mulheres da turma, a tenente Ana Júlia Dantas, o objetivo agora é repassar o conhecimento adquirido da melhor forma possível.
O estágio contou com a atuação de, em média, 20 pessoas entre instrutores, monitores do BPChoque e de outros militares do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, que também realizaram instruções.
Próxima turma
As inscrições para a próxima turma de estágio da turma de 1º Tenentes da PMCE estão abertas até o final desta semana. Para participar, basta encaminhar ofício do comandante imediato do candidato para o BPChoque, juntamente com exame médico que ateste aptidão para as atividades propostas e, por fim, passar por teste físico.