Ação da PM resulta na prisão de homens e na apreensão de armas e explosivos em Caucaia

2 de dezembro de 2016 - 17:22

Três armas de fogo e dois cartuchos de emulsões explosivas foram apreendidos, em uma ação rápida desenvolvida pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), na madrugada desta sexta-feira (02). A investida policial, que teve início no bairro Bom Jardim – Área Integrada de Segurança 02 (AIS) – em Fortaleza, e o desfecho no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07), após uma perseguição aos suspeitos.

Por meio de informações repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), composições iniciaram diligências no intuito de localizar quatro homens, que estavam em atitude suspeita, em dois veículos percorrendo as ruas do Bom Jardim. 

O grupo foi visualizado na Rua Siqueira Campos e a perseguição aos dois carros se estendeu até o viaduto da BR 020, onde dois indivíduos desceram de um Ford EcoSport e atiraram contra a viatura. Houve confronto, que culminou nos dois envolvidos baleados, sendo um deles um potiguar identificado por Emanuel Costa Neto (38), que não possuía antecedentes criminais no Estado do Ceará. Já o segundo homem atingido estava sem identificação. Ambos foram socorridos para o Hospital Municipal de Caucaia, mas não resistiram e vieram a óbito. 

Com eles, a Polícia apreendeu uma metralhadora artesanal com 39 cápsulas intactas de calibre 380, utilizada por um dos infratores no confronto com os policiais militares. Ainda no local, os agentes de segurança apreenderam uma pistola ponto 40, com carregador municiado e dois cartuchos de emulsões explosivas. Há indícios de que os materiais seriam utilizadas em ataques a agências bancárias.

O segundo veículo, um VW Gol com placas do estado do Rio Grande do Norte, foi abordado pelos policiais na localidade de Boqueirão, em Caucaia, ainda na BR 020. Foram presos: Alan Jhonson da Silva Macedo (24), que possui antecedentes por receptação e roubo, e Manuel Silva de Lima (22), que já responde por roubo de veículo. Uma pistola ponto 40, municiada, foi apreendida com a dupla.

Os criminosos foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram autuados em flagrante por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Por suspeita de envolvimento em ataques a instituições financeiras, as investigações do caso ficarão a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil.
O esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PM foi acionado e os explosivos foram detonados, em local seguro, por medida de segurança.