CSSP: Oficiais da PMCE e do CBMCE realizam visita técnica à Funceme
18 de novembro de 2016 - 17:44
Nesta sexta-feira (18), os discentes do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP 2016.2), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizaram visita técnica à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A atividade faz parte do cronograma da disciplina de Planejamento em Situações de Riscos e Desastres, ministrada pelo Coronel BM José Hélcio Costa Lima de Queiroz.
De acordo com o Coronel Hélcio, a visita foi programada para o que os alunos pudessem conhecer a estrutura do órgão e sua importância no contexto hídrico do Estado, principalmente pelo papel desempenhado no estabelecimento de diretrizes de planejamento para gestão, com repercussão nos programas e ações do governo e órgãos envolvidos no planejamento para os desastres relacionados ao ciclo hídrico. “Para o CSSP, será oportunidade para ampliar o horizonte de conhecimento estratégico para o planejamento para situações de risco de desastres”, ressaltou o professor. O Oficial destacou ainda a parceria entre a Funceme e a Defesa Civil Estadual. “Para a Defesa Civil, trata-se de importante colaborador para antecipação de possíveis adversidades que possam por em risco comunidades e comprometimento de sua segurança”, explicou o militar.
Durante a visita, os futuros coronéis assistiram palestra ministrada pelo Doutor Eisenhower Carvalho Braga Gomes, da Diretoria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente que tratou sobre os aspectos físicos e temáticos do Estado. Em seguida, Ana Letícia, do Departamento de Meteorologia da Funceme, palestrou sobre as variáveis meteorológicas, clima e previsão climática.
A disciplina de Planejamento em Situações de Riscos e Desastres tem uma carga horária de 36 horas/ aula e abrange em seu conteúdo programático assuntos como: meio ambiente; direito; riscos; crises e desastres; riscos ambientais; planejamento em defesa civil; riscos e sociedade; riscos ambientais e gestão pública; desastres e suas consequências no meio ambiente; saúde humana e aspectos econômicos; gestão de desastres; pilares administrativos para a gestão de desastres e outras temáticas que motivam os alunos a buscarem uma metodologia de planejamento que possa direcionar as atuações em seus respectivos quadros profissionais.
Saiba Mais
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme foi criada com o intuito de aprofundar e difundir o conhecimento da geografia física do Estado do Ceará. O conhecimento adquirido ou gerado no âmbito desta Fundação serve de subsídio ao planejamento, implementação e desenvolvimento de políticas públicas ou de ações da iniciativa privada que necessitem de suporte nas informações sobre clima, hidrologia e meio ambiente.
A Funceme atua em quatro grandes áreas-fins: Meteorologia, Monitoramento, Recursos Ambientais e Recursos Hídricos, apoiadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação, produzindo subsídios que auxiliam na formulação do planejamento governamental, na definição de políticas e diretrizes de distribuição e gestão de recursos hídricos, na definição de políticas de desenvolvimento rural e agrário, na implementação de ações de combate à degradação ambiental e na organização de atividades da defesa civil, questões estas consideradas essenciais para o estudo do perfil físico-climático do Estado do Ceará e da região Nordeste do Brasil.