Nota de pesar pela morte do cabo PM Fábio Romeu Moraes e Lima
4 de novembro de 2016 - 23:24
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará manifesta profundo pesar pela morte do cabo da Policial Militar, Fábio Romeu Moraes e Lima, 30 anos, baleado durante uma troca de tiros, na madrugada desta sexta-feira (4), em Limoeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). A SSPDS lamenta a perda de um integrante das forças de segurança e se solidariza com os familiares e amigos.
As Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará estão em diligências no sentido de capturar o restante do grupo que matou o policial, durante uma tentativa de roubo a uma loja de eletroeletrônicos,no centro de Limoeiro do Norte. O grupo tentou assaltar a loja, por volta das 3h30min desta madrugada, quando os policiais foram acionados para o local. Ao chegar, os agentes foram recebidos com tiros pelos criminosos, que estavam do lado de fora da loja, em um veículo Honda CR-V, cor preta e placas da cidade de São Caetano do Sul-SP (EZK-8576). Na troca de tiros, o cabo PM Romeu foi alvejado com tiros na cabeça e na altura do ombro. Um dos criminosos também foi baleado no confronto. O policial e o homem foram socorridos, mas não resistiram e foram a óbito. Na fuga, outros dois indivíduos entraram na casa de moradores e fizeram dois reféns. Na negociação, os bandidos simularam que iriam libertá-los, mas tentaram fugir, atirando contra os agentes de segurança, que revidaram e acertaram os homens. Dois assaltantes foram identificados como Marcelo da Luz Rodrigues (39), natural de Campo Redondo/RN, e Matheus Lucas da Silva Rocha (18), natural de Mossoró/RN. O terceiro homem aguarda a chegada de familiares para reconhecer e identificar o corpo.
Equipes do Comando Tático Rural (Cotar), do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da Força Tática de Apoio (FTA), do Comando de Policiamento Comunitário (CPCom), do Batalhão de Divisas e do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), além de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão envolvidos na ação para capturar o restante do grupo, que se encontra foragido.
O policial militar estava lotado na 4ª Companhia do 1º Comando do Batalhão da Polícia Militar, com sede em Limoeiro do Norte. Ele ingressou na Polícia Militar do Estado do Ceará como soldado, em 2007. No dia 24 de dezembro de 2015, ele foi promovido a cabo da PM.
Neste momento de dor, a SSPDS reconhece os relevantes serviços prestados à sociedade cearense pelo cabo Fábio Romeu Moraes e Lima.
Outros crimes
A Polícia Civil do Estado do Ceará investiga também quatro homicídios que ocorreram, na manhã desta sexta-feira (4), em Limoeiro do Norte. Por volta das 8 horas, dois homens foram alvejados enquanto trafegavam em uma motocicleta no bairro Antônio Holanda, conhecido na região como Cidade Alta. As vítimas foram identificadas como José Carlos de Aquino (33) e Francisco Francileudo de Aquino (32). Por volta de meio-dia, outras duas pessoas morreram e um homem foi atingido com um tiro no pé. Os corpos foram identificados como sendo dos primos Francisco Diego Nogueira Lopes (24) – responde a dois procedimentos por homicídio e associação criminosa – e Francisco Adriano Nogueira de Lima (28). Os três homens estavam em uma motocicleta, na área central da cidade, próximo à rodoviária, quando foram abordados por homens atirando na direção deles. O condutor perdeu o controle, bateu em uma árvore e conseguiu escapar dos atiradores. Ele foi alvejado com um tiro no pé e foi socorrido para uma unidade hospitalar.