Quadrilha envolvida em roubo de carga no Aeroporto Pinto Martins é desarticulada pela Polícia Civil

28 de outubro de 2016 - 18:30


Três dos quatro presos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desarticulou uma quadrilha envolvida no roubo de uma carga de aparelhos celulares iPhone, avaliada em R$ 350 mil. O trabalho policial, desenvolvido por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), resultou na identificação de todos os partícipes do delito e na recuperação de parte do material subtraído. Ao todo, foram levados 170 celulares de dentro do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Durante as investigações, a Polícia constatou a participação criminosa de um dos funcionários do local.

Oito homens foram identificados por envolvimento na ação delituosa, com participações diretas e indiretas.Dois deles foram presos por equipes da especializada DRFVC e outros dois já haviam sido capturados por novas infrações. O restante dos suspeitos também serão indiciados no inquérito policial que investiga o caso.O roubo ocorreu no dia 10 de setembro, quando quatro infratores armados entraram no compartimento onde a carga estava, renderam os funcionários e levaram os celulares. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança.

Ação policial
Durante os levantamentos, os investigadores perceberam atitudes suspeitas em Paulo Ricardo Correia Martins (25), que trabalha no empreendimento e tem acesso às mercadorias que desembarcam no Terminal de Cargas do aeroporto. ?Antes dos ladrões chegarem, ele colocou um pano vermelho sobre a carga levada, como se estivesse sinalizando o alvo para os comparsas?, esclarece o delegado Fernando Cavalcante, titular da DRFVC e responsável pelo caso. De acordo com os levantamentos, Paulo Ricardo foi o responsável por passar informações sobre a carga para a quadrilha.

A dupla presa pela Polícia Civil se trata de Roni dos Santos Sousa (43), que responde por receptação e furto. Ele foi flagrado com sete aparelhos. O comparsa se chama José Wilson Franklin Pereira da Silva (27), que responde por roubo e roubo com restrição de liberdade. Ele foi o responsável pela venda dos celulares e estava com quatro dos aparelhos no momento da abordagem. Ambos foram presos em flagrante por receptação. Além disso, em outra ocasião, José Wilson chefiou um bando que tentou arrombar dois caixas eletrônicos instalados em uma faculdade situada em Fortaleza. Ele também foi autuado em flagrante por falsificação de documento público, uso de documento falsificado e estelionato.

Os outros dois capturados foram presos por outros delitos em outras ações policiais. São eles: Diego Silva Borges (29), que responde a três procedimentos por roubo, além de porte ilegal de arma de fogo, tentativa de roubo e dano; e Eliton Oliveira Pereira (24), que responde a sete procedimentos policiais, sendo três por roubo, dois por receptação e os demais por estelionato e dano. Diego era foragido de uma unidade prisional e foi recapturado pela Polícia Militar, sendo conduzido ao 35º Distrito Policial. Já Eliton foi interceptado na cidade de Beberibe, também por receptação. Os dois, juntamente com outros suspeitos identificados como Paulo Leandro Oliveira de Sousa (25) e Paulo Roberto da Silva Rodrigues (24), participaram efetivamente do roubo.

Eliton foi o responsável por pegar o material. As imagens do circuito interno mostram que ele vai diretamente para o carregamento que possui o tecido vermelho, posto por Paulo Ricardo. Já Leandro teve a incumbência de dirigir o veículo utilizado pelo bando e de articular toda a trama criminosa com Paulo Ricardo. Inclusive, eles combinaram como cada um deveria se comportar para não levantar suspeitas. O oitavo envolvido trata-se de Maycon Araujo Matos (22), também responsável pela venda dos celulares.

O trabalho de investigação foi iniciado logo após o crime, e a Polícia continua as buscas pelo restante da carga roubada.