Mais um título: Projeto ?Bombeiros Futsal? faz história em Campeonato Cearense com vitória em três categorias

25 de outubro de 2016 - 17:22

“O que ficou marcado foi o espírito de equipe, o envolvimento de todos os atletas e o coletivo acima do individual”, aponta o treinador Daniel Sena, ao destacar os aspectos que garantiram a vitória do time de futsal dacategoria sub-13, do projeto “Bombeiros Futsal”, no Campeonato Cearense de Futsal. A seleção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) subiu ao primeiro lugar do pódio, nesse sábado (23), na agremiação desportivaGrêmio Recreativo Pague Menos. Mas não é a primeira vez que uma equipe dos Bombeiros é campeã estadual. Na última semana, as categorias sub-09 e sub-11 também levaram o troféu de primeiro lugar para casa.

Na grande final, a seleção sub-13 do CBMCE fez o primeiro gol, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, com gol de Luciano Adrisson. A equipe fechou a partida com mais um gol de Luciano e encerrou a participação na competição uma vitória de 2×0 sobreos garotos do time do Projeto Semear, mantido por ex-jogadores do Fortaleza Esporte Clube.Ao todo, foram 12 jogos em todo o campeonato. Destes, o time dos Bombeiros, formado por 14 jogadores,obteve nove vitórias, um empate e duas derrotas, com um total de 53 gols marcados.

De acordo com Daniel, que treina a equipe há um ano, o grupo permanece junto desde a época que era da categoria sub-09, e esta é a primeira vez que eles alcançam o primeiro lugar. “Esta vitória foi um desafio, pois o time já era vencedor e havia uma cobrança natural para manter o nível da equipe. Mas com esforço, trabalho e determinação, nós conseguimos”, comemora o técnico, que já completa dez anos de atuação no futebol de salão. Ele ainda é treinador dos atletas da categoria sub-11, também campeões. Mas para Daniel, seu trabalho busca alcançar além de medalhas e troféus. “Nós repassamos valores que eles (meninos) levam para a vida, como união, trabalho em equipe, respeito, dedicação e companheirismo. Mesmo que não sigam carreira como atleta, serão cidadãos”, declara. E por falar em trabalho em equipe, o profissional também destaca a participação de seu auxiliar técnico, Antônio Lucas: “Sem ele, as conquistas não seriam possíveis”.

E neste espírito de companheirismo, a expectativa dos Bombeiros é de que outros títulos cheguem ao Quartel, pois os garotos das categorias sub-15 e sub-17 já foram classificados para a final do campeonato.

Futsal dos Bombeiros
O projeto “Bombeiros Futsal” foi iniciado no ano de 2010 e atende, gratuitamente, aproximadamente 300 crianças e adolescentes de diversas cidades cearenses, nas categorias sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, com treinos semanais. Os times representam orgulho e alegria para a corporação. Em 2015, a categoria sub-17 foi campeã brasileira, sendo a primeira vez que um time cearense competiu nesta categoria em nível nacional.

Para ingressar nas seleções do CBMCE, basta o interessado ir ao Quartel Central e participar de um teste de seleção. A “peneirada”, como é conhecida no meio esportivo. O período seletivo ocorre, geralmente, no primeiro trimestre de cada ano. “Todos que desejam entrar para o time são convidados a participar. Nosso maior objetivo é proporcionar uma atividade saudável e cultivar o bem-querer que as pessoas têm pelo Corpo de Bombeiros”, destaca o coronel Cleyton Bezerra, idealizador e gestor do projeto.

O projeto esportivo conta com o apoio de pessoas e instituições parceiras. Para saber mais informações, basta acessar a página “Bombeiros Futsal”, no Facebook. Os treinos acontecem na quadra do Quartel Central do CBMCE, que fica na Rua Oto de Alencar, número 215, no bairro Jacarecanga.