Polícia Civil desarticula quadrilha atuante em roubo de cargas e frustra plano criminoso
21 de outubro de 2016 - 18:34
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), frustrou o plano criminoso de uma quadrilha atuante no roubo de cargas. Os suspeitos foram capturados quando se preparavam para mais uma ação delituosa, no município de Maracanaú, Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) ? Região Metropolitana de Fortaleza. A ação policial, realizada nessa quinta-feira (20), culminou ainda nas apreensões de uma pistola calibre ponto 40 e de um jammer ? equipamento utilizado para bloquear sinais rastreadores emitidos via GPS.
O grupo, composto por quatro homens, foi capturado durante levantamentos sobre o roubo de cargas no Estado. Os investigadores apuraram que delitos desta natureza eram cometidos por infratores que utilizavam um carro Gol, de cor preta, como apoio. Então, durante as diligências, a equipe recebeu informações de que os suspeitos estavam no referido veículo, em frente a um posto de combustível que fica nas proximidades do Anel Viário, na Pajuçara.
No local, os policiais abordaram Antônio Fernandes de Amorim Filho (30), conhecido como ?Fei?, que possui dois mandados de prisão em aberto por roubo de cargas e responde a seis procedimentos policiais pelo mesmo delito, além de receptação e crime contra a fé pública; Pedro Ítalo Fernandes Vasconcelos (20), conhecido como ?Gordão?, que responde por roubo de veículo e tráfico de drogas; e Gilberto Araújo da Silva (20), conhecido como ?Gordinho?, que não possuía antecedentes criminais. O trio estava em um veículo Gol, de cor preta e placas OCR-9193. O jammer foi encontrado pelos agentes de segurança dentro do automóvel.
?Fei? é apontado como chefe do grupo criminoso e é investigado em vários inquéritos policiais instaurados na DRFVC. Ele ainda tentou enganar a Polícia apresentando uma carteira de identidade falsa, mas logo os policiais perceberam a farsa. Um dos fatores que o identificaram foi o fato de que falta um pedaço de uma de suas orelhas. ?Gordo? também foi reconhecido pelos investigadores. Ele aparece em imagens de câmeras de segurança que flagram as ações dos assaltantes.
O trio cofessou que estava no local com a intensão de roubar uma carga de eletrodomésticos, aguardando a chegada do quarto partícipe, que se trata de José Bezerra da Silva (46), conhecido como ?Nego Sousa?. Ele responde a três porcedimentos policiais por receptação, além de lesão corporal dolosa, ameaça, roubo e porte ilegal de arma de fogo. O homem foi capturado em sua casa, quando se preparava para sair ao encontro dos comparsas em um carro Honda Civic com emplacamento JPM-2790. Dando continuidade às diligências, a pistola, com numeração raspada, foi encontrada na residência de ?Fei?, localizada no Conjunto Polar, perto da Barra do Ceará, AIS 1 de Fortaleza. O preso confessou que a arma já foi utilizada em suas ações delituosas.
Os dois veículos foram apreendidos e os quatro capturados foram encaminhados para a sede da DRFVC e autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e na Lei das organizações criminosas. ?Fei? também foi autuado por falsificação de documento público e uso de documento falso.
Histórico criminoso
Os presos ainda confessaram envolvimento no roubo de uma carga de celulares avaliada em mais de R$ 1 milhão, ocorrido no último dia 7. Os aparelhos foram subtraídos do galpão de uma transportadora, no bairro Serrinha. O delito contou com a participação de outros quatro suspeitos. Um dos celulares levados e outros produtos sem nota fiscal foram apreendidos pelos investigadores em um estabelecimento comercial, situado no Parque Santana, perto da Maraponga, AIS 5 de Fortaleza. Além desse crime, eles confessaram os roubos de cargas pertencentes a três lojas de móveis e eletrodomésticos e a uma empresa de cosméticos, entre outros casos.