Subtenentes da PM treinam Técnica Policial Militar
23 de setembro de 2016 - 18:33
Os 329 subtenentes da Polícia Militar, em capacitação na Academia Estadual de Segurança Publica do Ceará (AESP/CE), participam até o mês de outubro de instruções práticas de Técnica Policial Militar (TPM). A disciplina, de 36 horas/aula, faz parte do Curso de Habilitação a Oficiais (CHO PM), e contempla instruções teóricas e práticas de princípios e processos de abordagem; posição de empunhadura de armas; técnicas de imobilização e algemação; abordagem policial; cidadão suspeito; fundamentação legal e abordagem de pessoas, veículos e edificações, entre outros assuntos.
Segundo instrutor da disciplina, Major PM Carlos Alves de Carvalho Júnior, o treinamento atualizará os conhecimentos operacionais dos militares para que as técnicas policiais sejam empregadas de forma segura e adequada durante o policiamento ostensivo. O oficial explica que a disciplina é imprescindível para as atividades exercidas no cotidiano do policial militar e salienta a importância da reciclagem desses profissionais, para que continuem exercendo suas atividades com segurança e agilidade.
“A técnica policial militar é a espinha dorsal da formação policial, tanto nos cursos de formação inicial, como na continuada, porque ela engloba de forma generalizada, todas as especificidades que tem no nosso policiamento ostensivo. São trabalhadas situações de algemação, técnicas de condução de preso, imobilizações de punho e braços, condução de elementos e os princípios básicos do uso diferenciado da força. Essa recapacitação em todos os cursos de formação continuada, ela é muito importante, não só na técnica policial, como também no tiro policial, porque você rever os conceitos e principalmente volta a treiná-los”, conclui o oficial.
O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO 2016) é um dos requisitos exigidos para a promoção dos Subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará ao posto de segundo-tenente. A capacitação, de 654 horas/aula, iniciou no dia 27 de julho de 2016 e tem previsão de término em dezembro.