Ex-vereador é preso pela Polícia Civil com mandado de prisão em aberto no Mato Grosso

8 de setembro de 2016 - 19:32


Jocivam Barreto Pontes (46) era conhecido popularmente por “Magrão”

A Polícia Civil do Estado do Ceará realizou a prisão de um ex-vereador do município de Paramoti – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) -, que possuía um mandado de prisão em aberto no estado de Mato Grosso. A captura ocorreu ontem (07) e foi resultado de uma investigação realizada pela Delegacia Regional de Itapipoca.

Jocivam Barreto Pontes (46), que era conhecido popularmente por “Magrão”, usava o nome falso de Gilvan Alencar Barreto. O suspeito, que já havia sido vereador de Paramoti, vinha sendo investigado há alguns meses por policiais civis da Delegacia Regional de Itapipoca. Ele foi preso durante a inauguração de um comitê de sua esposa, que é vice-prefeita e candidata à prefeitura da cidade.

O homem, que é cearense, foi preso com mais dois comparsas no ano de 1997, por envolvimento no tráfico internacional de drogas. Na época, Jocivam havia sido capturado, pela Polícia Federal, com 53 kg de cocaína – no município de Várzea Grande, Mato Grosso. A droga, vinda da Bolívia, era utilizada para abastecer o mercado ilegal nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Jocivam escapou da Cadeia Pública de Carumbé (MT), após ter utilizado um alvará de soltura falsificado, com a assinatura forjada de uma juíza.

Após o ocorrido, o homem adulterou seu registro de nascimento e passou a se identificar por Gilvan Alencar Barreto. Em 2008, o homem voltou para o Ceará e estava morando desde então no município de Paramoti, onde chegou a registrar os filhos, utilizando a identificação falsa. O infrator foi conduzido para a Delegacia Regional de Itapipoca e também responderá pelo uso de documentos falsos.