Férias: confira as dicas do Corpo de Bombeiros para aproveitar o período da melhor forma
13 de julho de 2016 - 18:51
Julho é mês de férias e sinônimo de diversão para a criançada. Atraídos pela curiosidade, a garotada pode confundir perigo com aventura. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) preparou uma seleção de dicas que ajudam a prevenir acidentes e garantir tranquilidade e segurança neste período.
Uma das iniciativas realizadas pelos militares nos litorais é a distribuição de pulseiras identificadoras. O apetrecho é colocado nas crianças com seu nome e os dados de seus responsáveis, como nome e telefone, bem como informações sobre a barraca onde sua família está. A medida objetiva, entre outras coisas, evitar que os menores se percam. Inclusive, foi sancionada em dezembro de 2015 a Lei 15949, que torna obrigatória “a distribuição de pulseiras de identificação para menores até 10 anos para ter acesso a locais com grande circulação de crianças como parques, áreas de lazer e similares”.
Durante este mês, o CBMCE atua na Operação Alta Estação, com reforço na Praia do Futuro, em Fortaleza, e Cauípe, no município de Caucaia. Mas, o cuidado dos bombeiros com os banhistas também se estende pelas Praias do Icaraí, Cumbuco, Beberibe e Canoa Quebrada, com postos de guarda-vidas. Para o passeio na praia ser seguro, uma das dicas é que os adultos evitem misturar bebida alcoólica e mar. O banho sob o efeito de álcool pode ser um risco à saúde e à vida.
Para prevenir afogamentos no mar ou na piscina, procure nadar em áreas supervisionadas por guarda-vidas, sempre em companhia de outras pessoas e procure ter à disposição uma espécie de flutuador (bóia) por perto para ser utilizado como socorro, em caso de acidentes. Não nade em locais próximos de onde o rio deságua no mar, de pilares de plataformas de pesca, pontes e ancoradouros.
Mas, as férias também podem ser proveitosas em clubes, parques, campos ou qualquer outro ambiente que ofereça lazer e recreação. Para que o descanso seja bem aproveitado em qualquer lugar, é importante seguir as dicas e ficar sempre de olho na criançada.
Em casa, a atenção continua:
? Deixe objetos pequenos ou perfurantes (tampinhas, moedas, botões, canetas) longe do alcance de crianças.
? As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser escorregadio e procure colocar grades protetoras para evitar a passagem de crianças que estejam engatinhando ou aprendendo a andar.
? Os medicamentos e produtos de limpeza devem ser armazenados em locais de difícil acesso. Em caso de ingestão acidental, não provoque o vômito. Leve a embalagem do produto e a vítima à unidade hospitalar mais próxima.
? Coloque grades ou redes de proteção em janelas e sacadas.
? Utilize protetores de tomadas para evitar o risco de choques elétricos.
? Evite a sobrecarga de energia elétrica: Não utilize os benjamins (tês) devido ao alto risco de curto-circuito;
? Cuidado ao manusear velas. Elas já foram responsáveis por muitos incêndios fatais, principalmente quando as vítimas as deixavam acesas e caiam no sono.
? Evite deixar crianças sozinhas
Em caso de acidente, não busque ajuda por conta própria. Chame o Corpo de Bombeiros pelo número 193.