Novos oficiais do CBMCE participam de Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico

11 de julho de 2016 - 17:47

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou nesta segunda-feira (11), a aula inaugural do Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico (CESCIP). O Curso tem duração de 16 semanas e capacitará os 33 tenentes recém-ingressos no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará a atuarem na Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), desenvolvendo atividades de analista de projetos de segurança contra incêndio e de vistoriante das medidas de segurança contra incêndio e pânico instaladas nas edificações e áreas de risco sediadas no Estado do Ceará.
 
Serão 428 horas de treinamento, neste período, os oficiais terão aulas de ética; cidadania; direitos humanos; doutrina de segurança contra incêndio; gestão de segurança contra incêndio; medidas de segurança contra incêndio; armazenamento e instalações de risco; ocupações e usos especiais; leitura de projetos de segurança contra incêndio; sistema de proteção contra descargas atmosféricas; treinamento físico militar; pesquisa em segurança contra incêndio; prática de vistorias técnicas; prática de análise de projetos e outros conhecimentos importantes para o fortalecimento das atividades técnicas dos bombeiros.
 
Durante a solenidade o Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra, parabenizou os neotenentes pelo retorno à Academia e ressaltou a importância do aperfeiçoamento contínuo para a carreira militar. “Eu espero que a estadia de vocês aqui na Academia durante esse ano e meio que estiveram no curso de formação de oficiais tenha sido positiva, que vocês tenham de fato aprendido tudo o que  precisam para ser grandes bombeiros e futuros grandes comandantes. Que o curso que vocês estão  fazendo agora, os capacite, os habilite e os tornem realmente capazes de contribuir de forma decisiva para a melhoria do serviço público oferecido pelo bombeiro e o engrandecimento dessa grande instituição que é o CBMCE. Boa sorte!”, enfatizou.
 
Para o Comandante Geral do CBMCE, Coronel BM Heraldo Maia Pacheco, ofertar este curso aos novos oficiais do CBMCE é o primeiro passo para concretizar um anseio antigo da corporação que é fortalecer o sistema preventivo do Corpo de Bombeiros. “Esta é a primeira turma de oficiais que vai ter um curso nivelador, onde todos estão no mesmo patamar e todos vocês serão vistoriantes e analistas. A nossa intenção é fortalecer a parte de prevenção do Corpo de Bombeiros, e eu creio que com vocês adquirindo esses conhecimentos e indo para as unidades operacionais, sendo os replicadores, multiplicadores desse conhecimento, em breve, nós vamos chegar a ser um Corpo de Bombeiros da prevenção. Já estamos trabalhando para ter essa mudança de atitude, para mudarmos a nossa cultura e fortalecermos cada dia mais as ações de prevenção do CBM, essa corporação que nós amamos tanto e que vocês fizeram a opção de fazer parte!”, salientou.
 
Esta é a primeira edição do CESCIP promovida pela AESP, após a implantação do modelo de formação integrada na segurança pública e tem previsão de conclusão em outubro.
 
Saiba Mais
Segundo a Lei Nº 13.556, de 29 de dezembro de 2004, DOE nº 247, 30 de dezembro de 2004, compete ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, o estudo, o planejamento e a fiscalização das exigências que disciplinam a segurança e a proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco no âmbito do Estado do Ceará.
 
A Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do CBMCE é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes ou depois de sua liberação ao uso.