Primeira formatura do Proerd na Uniseg 1 é realizada com cerca de 1.300 alunos
1 de julho de 2016 - 18:44
?Os instrutores do Proerd vieram para minha escola para nos ajudar, aconselhar, enfim, foram verdadeiros pais. Eles retiraram todas as nossas dúvidas, corrigiram conceitos errados que tínhamos?. As palavras são de uma estudante, que, em uma redação, descreveu o impacto positivo causado pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, em sua vida, durante palestras realizadas por militares em sala de aula. A aluna é uma das cerca de 1.300 crianças e adolescentes que participaram, na tarde dessa quinta-feira (30), da primeira formatura do curso do Proerd na Unidade Integrada de Segurança 1 (Uniseg 1) – como uma das ações do programa estadual Pacto por um Ceará Pacífico.
O evento, realizado na Escola Profissionalizante Maria Ângela da Silveira Borges, contou com a presença dos alunos participantes do curso, seus pais e autoridades da segurança pública do Estado, bem como de representantes dos governos municipal e estadual e de lideres comunitários, entre outros. Os alunos formandos, com faixa etária entre 9 e 12 anos e cursando os 5º e 6º anos do ensino fundamental, tiveram aulas semanais com os policiais sobre práticas saudáveis como esporte, música e leitura, além de técnicas de dizer não às drogas e à violência e conhecimentos sobre o efeito dos entorpecentes, entre outras disciplinas.
O Proerd tem o objetivo de orientar os alunos sobre assuntos relacionados ao uso de drogas e seus malefícios, além do combate ao bulling e à violência doméstica. As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que possuem título de instrutores do projeto. O capitão Messias Mendes, secretário executivo do Proerd, avalia que ?o programa tem uma grande receptividade, por ter uma linguagem lúdica, de maneira que aproxima as crianças e adolescentes da Polícia?.
Durante a formatura de ontem, todos os estudantes que participaram receberam certificado por terem concluído o curso com êxito. A autora da citação descrita no início do texto também participou do evento. Micaelly Diniz Rocha ? estudante do 7º ano A do Colégio Belarmina Campos – foi a vencedora de um concurso de redações feito no último dia de aula do curso, com a temática: ?Qual a importância do Proerd na minha vida??. Para responder á pergunta, Micaelly elaborou o seguinte texto:
?O Proerd é um programa maravilhoso, não tenho palavras para descrevê-lo. Aprendi muito com esse programa, compreendi a necessidade de recusar uma proposta de um colega envolvido com o mundo das drogas e do crime. Descobri formas novas de dizer não e me abster de situações perigosas.
Os instrutores do Proerd vinheram para minha escola para nos ajudar, aconselhar, enfim, foram verdadeiros pais. Eles retiraram todas as nossas dúvidas, corrigiram conceitos errados que tínhamos, desfizeram com informações corretas e seguras os efeitos de informações equivocadas.
Irei sempre me lembrar de todas as palavras que foram ditas, podem ter certeza que guardarei e não só eu mas meus colegas também, cada palavrinha no fundo do meu coração.
Gente, amei muito ter participado desse programa, ele me ajudou muito a lidar com inúmeras situações que a vida nos apresenta.
Pra recordar: ?hoje foi dia de?…? (sic)?.
Por ser a vencedora do concurso, Micaelly foi homenageada com uma medalha. Ela e os demais alunos que participaram da formatura são estudantes de escolas públicas e privadas situadas na Uniseg 1 – nos bairros Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe. O curso foi realizado nesse primeiro semestre. De acordo com o capitão Mendes, os próximos passos do programa, na região, têm o objetivo de alcançar todas as escolas com o perfil do Proerd ? com crianças e adolescentes ? até o final deste ano, além de continuar com o programa nas instituições que já foram alcançadas, em outras turmas. ?É muito importante este trabalho. O policial passa a ser um referencial na vida do estudante?, declara o capitão.
Fotos: Max Marduque