Novos oficiais são incorporados à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

29 de junho de 2016 - 17:40


Foto de arquivo

Acontece nesta quinta-feira (30), a formatura dos novos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A solenidade, que marca a incorporação dos novos tenentes ao quadro de oficiais combatentes das corporações, ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, a partir das 9 horas e será presidida pelo Governador Camilo Santana.

Esta é a primeira turma de tenentes formada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A última posse de oficiais nas corporações ocorreu em 2008, à época a formação ainda era realizada pela extinta Academia de Polícia General Edgard Facó. Ao todo, 216 candidatos serão nomeados primeiro-tenente, sendo 183 da Polícia Militar e 33 do Corpo de Bombeiros.

 Seleção

O ingresso no oficialato das corporações militares se dá através de concurso público. Para se tornar um tenente da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os candidatos passam por um rigoroso processo seletivo dividido em etapas. A primeira é a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase inclui exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico, e  a terceira etapa do certame é o Curso de Formação profissional, que inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

Curso de Formação

O curso de formação profissional foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), entre outubro de 2014 e maio de 2016 e somou uma carga horária de 2.720 horas/aula. A formação dos oficiais é mais longa por serem eles, os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições. Ao ingressar no quadro de oficiais combatentes, o militar poderá comandar desde unidades e subunidades operacionais da PMCE e do CBMCE, podendo chegar até ao posto de comandante-geral da corporação.

Durante a capacitação foram ministradas disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades multidisciplinares e estágio operacional supervisionado. A grade curricular contou com conteúdos como: Sistema de Segurança Pública no Brasil; Ética; Direitos Humanos; Legislação da Controladoria Geral de Disciplina; Atendimento Pré-Hospitalar; Tiro Defensivo; Defesa Pessoal e Polícia Comunitária, além dos conhecimentos técnicos específicos para o bom desempenho das atividades profissionais dos policiais e bombeiros, tanto na área operacional, quanto administrativa.

Reforço de efetivo

Incluindo esta turma de oficiais, desde 2015, o Governo do Estado já contratou 1.711 novos agentes da segurança pública, sendo 1.436 policiais militares e 275 bombeiros militares.
 
Serviço:

 Solenidade de Formatura do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Data: 30 de junho de 2016

Horário: a partir das 9 horas

Local: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz. Salão Almofala e Mundaú – Acesso elo portão B.