CNEN ministra palestra para futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar

12 de abril de 2016 - 17:52

Nesta terça-feira (12), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CFPCO-BMCE) participaram de palestra sobre “Ações em Situações de Resposta a Emergência Radiológica e Nuclear”, ministrada pelo Assistente em Ciência e Tecnologia, Frederico Luiz Isacsson de Souza e o Coordenador de Operações Local para Grandes Eventos Públicos, Ricardo Elias de Miranda Candeiro, ambos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A CNEN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela formulação da política nacional e execução de ações de pesquisa, desenvolvimento e prestação de serviços na área de tecnologia atômica. A comissão também regula, licencia e fiscaliza a produção e o uso da energia nuclear e suas aplicações para fins pacíficos no Brasil.

De acordo com o palestrante Ricardo Candeiro, em situações que envolvam emergências radiológicas ou nucleares é fundamental possuir parcerias com instituições como o Corpo de Bombeiros Militar. “A ideia é que se trabalhe em conjunto, sempre em integração com outros órgãos. É preciso seguir o plano e os protocolos de ação de cada instituição, a fim de integralizar esse planejamento ao da CNEN”, explicou. Ele ainda falou sobre a importância de profissionais devidamente treinados e qualificados para prestar esse tipo de atendimento. “Esses novos oficiais devem ter um conhecimento vasto em diversas áreas, principalmente o pessoal dos Bombeiros, que vão atuar com vários produtos de alta periculosidade, sejam eles químicos, biológicos e radiológicos, então é de extrema importância essa parceria da Secretária de Segurança Pública com a CNEN”, concluiu.   
 
Durante a palestra foram apresentados aos discentes alguns equipamentos de proteção individual (EPI) e detectores de radiação, utilizados em situações de emergências com produtos perigosos. Em seguida, foi discutido como agir em ocasiões de crise, tendo como base um vídeo que mostrou um ataque terrorista, utilizando uma bomba suja, que é uma arma radiológica produzida com material radioativo e explosivo convencional. 

 

Para o aluno José Guilherme Veras Neto, a palestra com os profissionais da CNEN foi uma oportunidade de trocar experiência e sanar dúvidas relativas às ações de prevenção e ameaças nucleares. “Eles dispõem do conhecimento e dos equipamentos para evitar contaminação das equipes, dos materiais utilizados e também dos processos de descontaminação das vítimas, além disso, a Comissão cuida de toda a parte de regulamentação, fiscalização e atendimento a ocorrências com produtos nucleares.”, salienta. O discente ainda destaca a importância do papel dos novos agentes de segurança pública como multiplicadores do conhecimento. “Como futuros oficiais, temos que estar atentos para a visão de gestão e passar esse treinamento para a tropa, aumentando o nível de consciência tanto do corpo militar, como do público externo. É um tipo de conhecimento que não é muito divulgado, talvez porque não ocorra frequentemente, mas quando acontecem os prejuízos e os danos são grandes, então temos que estar preparados”, declara.