Operações Bombeiro Militar são repassadas aos alunos do curso de oficiais do CBMCE
31 de março de 2016 - 18:17
Um panorama sobre os conhecimentos que norteiam as diretrizes e as ações de atendimentos desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiro Militar do Ceará em prol da segurança da sociedade é o que está sendo visto pelos 35 alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Bombeiros Militares (CFPCO/BM) durante a disciplina de Operações Bombeiro Militar.
Segundo o professor da disciplina, o Tenente Coronel BM Ricardo Rodrigues Catanho de Sena, esse momento é importante porque mostra todas as responsabilidades do bombeiro militar. “Essa disciplina embasa, fundamenta e direciona as várias operações do bombeiro militar. Na condição de comandantes de guarnições, os quais serão logo em breve, eles terão a missão de repassar boa parte desses conhecimentos para os seus comandados e demonstrar o conhecimento adquirido para os seus superiores, tudo em prol da segurança da sociedade cearense”. O oficial explica que a disciplina tem um caráter multidisciplinar, pois reitera os diversos conhecimentos adquiridos durante a formação dos novos tenentes. “A disciplina abrange todas as operações dos bombeiros, diferente do que o senso comum pode pensar, a atividade bombeiro militar, ela não se restringe a extinguir incêndios, ela vai muito além disso. Existe a parte de salvamento aéreo, salvamento aquático, salvamento terrestre, atendimento pré-hospitalar e o combate a incêndio, propriamente dito e outras mais. Nessa parte de salvamento, por exemplo, ela se divide, tanto no salvamento de pessoas, como também de animais e de bens”, pontua.
Durante 72 horas/ aulas, os alunos estudam assuntos relativos às operações de captura de animais; salvamento em elevadores; operações de captura e combate a insetos; operações de salvamento de suicida; combate a incêndio; operações envolvendo colisão de veículos; utilização de EPI; ações a serem desenvolvidas no salvamento das vítimas; colisão de veículo transportando produtos perigosos, entre outros.
Para o aluno João Romário Fernandes Filho, essa conteúdo proporciona que os futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar tenham a oportunidade de rever com mais cuidado alguns conteúdos práticos e específicos. “Estamos tendo aqui a oportunidade de fazer esse mergulho nas diversas nuances práticas operacionais que nós vamos ter que enfrentar e vivenciar dentro de poucos meses”. Sobre a reta final do curso, o discente ressalta a expectativa de finalmente concluir o curso de formação e se tornar um oficial bombeiro militar. “É uma grande alegria poder estar às portas de se tornar bombeiro efetivamente, para gente vai ser uma grande alegria tomarmos posse efetivamente, e podermos assumir os deveres, as responsabilidades inerentes a condição de bombeiro”, declara.