Agentes da segurança pública são treinados pela Força Nacional para atuar em grandes eventos
11 de março de 2016 - 18:29
Cerca de 120 policiais militares, policiais civis e bombeiros militares do Ceará estão participando do curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos (INC-GE), ministrado por profissionais da Força Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (FN/Senasp/MJ). A capacitação acontece na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e visa habilitar os agentes cearenses para atuarem na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que acontecem em agosto no Rio de Janeiro.
Segundo o Capitão da Polícia Militar de Goiás, Adelson Gonçalves, coordenador da INC-GE no Ceará, agentes de segurança de todo Brasil serão treinados pela Força Nacional para as olimpíadas. “Foram montadas três equipes em Brasília e distribuídas em todo o país para preparar os profissionais de segurança pública que poderão ser convocados para trabalhar nos grandes eventos do Rio de Janeiro, agora em 2016. Nós já começamos no Amapá, Belém, São Luis, Teresina e agora estamos aqui em Fortaleza, aplicando o curso. A previsão é juntar 9.613 homens, no Rio de Janeiro”. Ele destacou a importância da capacitação para o Estado. “O curso deixa o profissional melhor preparado. E preparação é a base de tudo. Um profissional que vai estar preparado para poder atuar tanto lá, no Rio, como aqui, no Ceará, e com certeza estará habilitado a transmitir o conhecimento que ele vai adquirir aqui, para o restante da tropa”, afirma.
Durante 60 horas/aulas, os policiais e bombeiros participam de aulas teóricas e práticas de direitos humanos; armamento, munição e tiro policial; gestão das operações em grandes eventos; atendimento pré-hospitalar; busca e instrumentos e técnicas de menor potencial ofensivo; policiamento de eventos e normas do departamento nacional da força nacional de segurança pública. Temas como terrorismo e contra terrorismo; medidas preliminares em local de crise; fundamentos legais em manifestações públicas e varredura antibombas, também são abordados.
Entre os profissionais que estão concluindo o curso está a delegada de Polícia Civil, Patrícia Bezerra de Torres Dias Branco, atual Diretora Adjunta da Divisão ao Combate ao Tráfico de Drogas do Ceará. Para ela, a capacitação trás um legado técnico e profissional para todas as corporações envolvidas. “Nós estamos sendo preparados por instrutores de vários estados do país, tivemos a oportunidade de atirar com armas que não são as armas utilizadas aqui no nosso Estado e a oportunidade de trocar experiências é muito grande. Acho que nesse processo, acabamos ensinando um pouco também”, ressalta.
A capacitação é uma parceria entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, e deixará como legado material, viaturas, armamentos – pistolas, metralhadoras e espingardas – além de munições, coletes, escudos e capacetes balísticos.