Profissionais do GATE palestram para futuros soldados da PM
17 de fevereiro de 2016 - 18:12
Nesta quarta-feira (17), os alunos do Curso de Formação da Carreira de Praças da Polícia Militar do Estado do Ceará (CFPCP/PMCE) participaram de palestra sobre “Tipos de Armamentos e material Antibombas”. A instrução foi ministrada por profissionais do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), companhia especializada do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), que atua no atendimento de ocorrências envolvendo artefatos explosivos, assaltos a bancos, escolta a presos de alta periculosidade, segurança de dignitários, combate a criminosos armados em locais de difícil acesso, operações de busca e perseguição a fugitivos perigosos em regiões inóspitas e outras ocorrências de alta complexidade e gerenciamento de crises.
Durante o evento, os alunos receberam instrução sobre como lidar com explosivos; os tipos de armamentos (leve e pesado) e equipamentos; os tipos de operações antibomba e contra-bomba realizados pelo GATE. Além disso, a equipe explicou qual a melhor maneira de agir ao se deparar com explosivos.
O palestrante Capitão PM José Azevedo Costa Neto, que é Comandante do Esquadrão Antibombas do GATE, explica que o conhecimento sobre explosivos é de fundamental importância para os futuros policiais militares. "Esses futuros soldados poderão lidar com ocorrências que tenha algum tipo de explosivo. Nesse seminário, eles obtiveram noção de que lidar com explosivo é perigoso, que não se deve tocar, não se deve mexer e não se deve aproximar-se de um. Então, é importantíssimo que esse conhecimento seja repassado não só para uma turma de futuros soldados, mais policiais civis, peritos e demais integrantes da segurança pública, para que essas pessoas tenham o conhecimento do risco que é manusear material explosivo”, aponta.
Para o aluno, Jairton Morais do Nascimento, a palestra foi muito proveitosa e os aproximou das situações que encontrarão ao saírem da Academia."Durante a palestra foram repassado vários conhecimentos importantes sobre armamentos de leve e pesado calibre, equipamentos antibombas e técnicas sobre gerenciamento de crises que será de grande relevância para o nosso futuro serviço policial, e assim garantirmos uma melhor prestação de serviço a sociedade do Ceará", afirmou. A atividade faz parte do ciclo de palestras demonstrativas promovidas pelas unidades especializadas da PMCE nesta última etapa do curso de formação.