Polícia Civil prende gerente de banco por envolvimento em assalto a agências e fuzil AK 47 é apreendido

10 de agosto de 2015 - 19:36

A Polícia Civil do Estado do Ceará, através da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), desarticulou uma organização criminosa responsável por diversos assaltos a instituições financeiras no Estado. No total, quatro homens foram presos, entre eles, um gerente do Banco do Brasil. A ação evitou ainda, mais um ataque que o bando estava planejando.
A operação iniciada na última quinta-feira (06), coordenada pelo Delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, capturou quatro homens e apreendeu um fuzil AK 47, uma pistola calibre .40, além de um drone (veículo aéreo não tripulado) – utilizado pelo bando para fazer os levantamentos das ações sem levantar suspeitas. Inicialmente foram capturados Marcos Fernando Monteiro Marques (28), que já responde por roubo, associação criminosa, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo; Dênis Ferreira de Moura (29), que já responde por roubo e homicídio, e Kardel Pereira Bertoldo (32), que já responde por porte ilegal de arma de fogo. As prisões ocorreram nos município de Caucaia e Maracanaú, nas Áreas Integradas de Segurança 07 e 08 (AIS 07 e 08), do Estado. Contra os três presos, já existiam mandados de prisão em aberto.  

Gerente do crime

Dando continuidade à operação os policiais da DRF capturaram, na tarde da última sexta-feira (07), Antonio David Fernandes Almeida (34), funcionário do Banco do Brasil do município de São Gonçalo do Amarante. De acordo com as investigações, o homem é suspeito de integrar o grupo criminoso e levava uma vida luxuosa na cidade. ?Investigávamos o grupo e sabíamos que eles tinham informações privilegiadas, em algumas ações. O Antônio David era o responsável por fornecer essas informações?, declarou o delegado.
No momento da prisão, Antônio David estava com um aparelho conhecido como chupa cabra, utilizado para capturar dados dos cartões de clientes.

Investigações

De acordo com o delegado Vilarinho, o bando é responsável por oito ações ocorridas entre 2013 e este ano. O grupo é especializado em ações na modalidade do tipo ?sapatinho? (tipo de roubo, no qual os criminosos escolhem um alvo dentro da agência bancária, que esteja ligado diretamente com a abertura do cofre da agência, e em seguida, fazem o levantamento da vida desse funcionário. Sequestram familiares dele e seguem com o funcionário até a agência bancária, de onde levam o dinheiro. Após a concretização do crime, libertam as vítimas do cárcere).
O grupo é investigado pelos seguintes crimes: tentativa de assalto, no dia 23 de junho desse ano, contra o Banco do Brasil do município de Chorozinho; os assaltos ocorridos nos dias 04 de julho, 18 de setembro e 16 de dezembro de 2014 contra o Banco do Brasil de São Gonçalo do Amarante; roubo a agência do Banco do Brasil de Caucaia, no dia 27 de maio do ano passado; assalto contra agência da Caixa Econômica Federal em Maracanaú, no dia 10 de Abril de 2014, assalto a agência bancária do Santander na Pajuçara em Maracanaú, no dia 28 de fevereiro, além do ataque ao Banco do Brasil de Solonópoles, ocorrido no dia 04 de outubro de 2013.

Ousadia

A Polícia apreendeu ainda mensagens, tipo charges, que os criminosos deixavam após os crimes. ?O material apreendido mostra a audácia do grupo, que além de utilizar drones no planejamento dos crimes, deixavam mensagens para os policiais. Nós demos a resposta e desarticulamos essa organização criminosa?, ressaltou Vilarinho.
Além das acusações de roubo, Marcos Fernando, Dênis Ferreira e Kardel Pereira foram indiciados por porte ilegal de arma de fogo. Já Antonio David também foi autuado por estelionato, devido à apreensão do chupa cabra.

Ataques atribuídos ao grupo criminoso

Tentativa de Assalto:

– Dia 09 de junho desse ano, contra o Banco do Brasil do município de Chorozinho.

Assaltos:

– Dias 04 de julho, 18 de setembro e 16 de dezembro de 2014 contra o Banco do Brasil de São Gonçalo do Amarante,

– Dia 27 de maio de 2014 contra a agência do Banco do Brasil de Caucaia,
– Dia 10 de abril de 2014  contra agência da Caixa Econômica Federal em Maracanaú,

– Dia 28 de fevereiro de 2014 contra o Santander na Pajuçara, em Maracanaú,

– Dia 04 de outubro de 2013, ataque ao Banco do Brasil de Solonópoles.