Governador empossa 242 novos soldados do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira
16 de junho de 2015 - 21:24
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará vai ganhar reforço a partir desta quarta-feira (17), quando o governador Camilo Santana preside a cerimônia de formatura de 242 novos soldados da corporação. A solenidade está marcada para 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, e contará com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e do comandante geral dos Bombeiros, coronel João Carlos de Araújo Gurgel, entre outras autoridades da segurança pública estadual.
Esta é a primeira posse de novos profissionais para os Bombeiros após um hiato de seis anos. A última turma a entrar para a corporação foi também para o cargo de soldado, com cerca de 270 profissionais formados em agosto de 2009. Outra turma para os Bombeiros está em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), desta vez para tenentes.
Os municípios que receberão o efetivo são Fortaleza, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Guaramiranga, Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Crateús e Tauá.
A incorporação de novos bombeiros ao sistema de segurança pública é mais uma ação do Programa Ceará Pacífico, que objetiva atuar no combate à violência integrando à segurança ações em áreas como a assistência social, saúde, esporte e cultura. Os investimentos congregam ainda o reforço nos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.
Além da sanção da lei que regulamenta a promoção de policiais e bombeiros militares, o Governo já promoveu a posse de 974 novos PMs; convocou novas turmas para a Polícia Civil (736), PM (400) e Pefoce (156), e também iniciou novo concurso para a Polícia Civil. O Programa Ronda passa por remodelação, assim como o Raio, que, ampliado, reforça atuação no Interior. O Batalhão de Divisas começa a operar na divisa com os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Novas viaturas
Em abril deste ano, o governador Camilo Santana entregou onze novas viaturas ao Corpo de Bombeiros, sendo seis do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), duas Auto Tanque (AT) e três de Auto Salvamento (AS). Os novos equipamentos foram distribuídos para Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. O Raio e o Batalhão de Divisas também recebem, recentemente, 48 motos e duas caminhonetes e seis viaturas, respectivamente.
Curso de Formação
O Curso de Formação Profissional constitui a terceira etapa do Concurso Público para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros e visa complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira e segunda etapas, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros soldados, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico-profissional.
Iniciado em 13 de outubro de 2014, o curso de formação profissional teve duração de sete meses e uma carga horária de 1.020 horas/aula formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Nesse período, os alunos participaram de instruções teóricas e práticas, em período integral, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará.