Definida ações do Pacto pela Paz no Trânsito

3 de junho de 2015 - 18:48

A formalização de um plano estadual pela conscientização e redução de acidentes de trânsito com a participação social ficou estabelecida, nesta quarta (2), pelos órgãos de mobilidade urbana, segurança e saúde do Estado e Prefeitura de Fortaleza, durante reunião no Palácio da Abolição. Liderados pelo secretário chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, as principais entidades governamentais e sociedade civil discutiram e iniciaram uma rede de ações pela paz no trânsito.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, Cel. Paulo Sérgio, estiveram presentes na reunião. “Do ponto de vista da segurança pública, continuaremos com a intensificação de blitze e abordagens da PRE em parceria com o Detran. Já temos conseguido bons resultados”, destacou o titular da SSPDS.

Além de ações em Fortaleza, também foi debatida com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece-CE) a integração com órgãos estaduais e a criação de órgãos municipais de trânsito. Dos 184 municípios cearenses, 68% não possuem órgãos específicos, conforme prevê o Código Nacional de Trânsito.

Em consenso, ficou estabelecida a elaboração de um diagnóstico para análises e proposições de medidas de segurança no trânsito, em conjunto com a população. “A intenção é se fazer um plano sistemático de redução de acidentes de trânsito, através de um diagnóstico dos índices de acidentes no Estado. Além disso, é de fundamental importância a participação efetiva da sociedade. Temos que ouvir as pessoas para que essas ações possam ser construídas em conjunto e fazendo com que todos se sintam parte do processo pelo Pacto”, ressaltou Élcio Batista.

 O representante estadual defendeu a fiscalização, mas enfatizou as ações educativas, além da inclusão dos municípios na fiscalização, como medida eficaz, não apenas a curto prazo. “Vamos organizar um plano de trânsito a exemplo do ?Plano de Convivência com a Seca?, criado e idealizado na gestão do governador Camilo Santana – que estabelece ações propositivas e efetivas para a convivência com a estiagem e a falta de chuvas no Interior do Estado -, a curto, médio e longo prazo”, destacou o chefe de gabinete.