Operação de saturação é realizada na orla marítima de Fortaleza
25 de maio de 2015 - 17:44
Uma operação conjunta das Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Municipal de Segurança Cidadã (SESEC) foi realizada na tarde desse domingo (24) em toda a orla marítima de Fortaleza. A ação, que visou o combate a crimes como roubos e furtos, ocorreu nos bairros Barra do Ceará, Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe, Praia do Futuro e Caça e Pesca, na Área Integrada de Segurança 06 (AIS 06) da capital.
SSPDS
A Operação contou com ações da SSPDS, por meio das suas vinculadas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur) realizou 70 abordagens, os policiais do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) efetuaram 130 abordagens e os Bombeiros 30 autuações e 17 vistorias. Já os agentes do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) apreenderam seis carros e quatro motos.
SESEC
Em relação à atuação da SESEC por meio da sua vinculada, a Guarda Municipal, com o efetivo de cem servidores, efetuou 320 abordagens. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), por sua vez, efetuou oito autos de constatação e quatro apreensões de equipamentos sonoros e a Secretaria Regional II (SER II) efetuou 23 notificações. Já a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) efetuou a apreensão de nove veículos em situação irregular, recolheu duas habilitações de trânsito e realizou 30 notificações.
Caso belga
Durante a operação, a Polícia capturou Romário Moreno Gonçalves Araripe (22). Ele foi preso em cumprimento a um mandado de prisão por latrocínio. Romário é acusado da morte do belga Filip Emiel Julia Janssens. O crime ocorreu em março, durante uma tentativa de assalto no restaurante da vítima, na Av. Beira-Mar. O preso foi capturado na orla marítima de Fortaleza. As investigações sobre o caso são realizadas pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).
Na Av. Beira Mar, os policiais flagraram um adolescente de 14 anos portando uma faca. Ele estava na companhia de outro menor e os dois foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O garoto que estava com a faca foi autuado em flagrante em um Ato Infracional (AI) pela Lei das Contravenções Penais e o outro foi liberado na companhia dos pais. Também foi preso Adriano dos Anjos de Lima (32), acusado de assaltos na Beira Mar.