Polícia faz operação para autua flanelinhas por constrangimento na AIS 6

20 de abril de 2015 - 19:44

Policiais Civis da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizaram operação para coibir a ação de flanelinhas no Centro Dragão do Mar Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), na noite última sexta-feira (17).

Sete pessoas foram atuadas por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em crime de constrangimento ilegal, posse de drogas para consumo próprio e falsidade ideológica. Os autuados foram Wanderson Alves Maciel (26), Ítalo kalifa Martins Sampaio (25), Iago Victor Almeida de oliveira (23), Cícero de Souza Silva (50), Antônio Guilherme Queiroz da silva (23) Werdefton de Almeida Gonçalves (33), que já responde por furto e tráfico de drogas e, Antoneles de Souza silva (52), que também já responde por furto.

Nenhum dos flanelinhas possui cadastro ou autorização para atuar como vigilantes de carro na área. Com eles, a Polícia apreendeu mais de 200 cartões impressos contendo valores que eram cobrados dos motoristas.
A operação teve início às 22h30 e seguiu até as 4 horas de sábado (18). Essa ação teve origem após denuncias feitas por motoristas que estavam se sentindo constrangidos com as cobranças irregulares de estacionamentos na região em via pública.

A Polícia Civil reforça que a operação ocorrerá com frequência e será estendida a outras áreas da cidade.
A delegada titular da Deprotur, Adriana Arruda, pede para que as pessoas que se sentirem coagidas com cobranças de pessoas sem autorização ou cadastro para atuar como vigilantes de carro, façam denúncias, incluindo boletins de ocorrência.

As queixas podem ser feitas pela população sem a necessidade de identificação através do número 181. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garante o sigilo do denunciante. Após registradas as ligações, as denúncias são repassadas para os órgãos responsáveis. A população também pode usar o 190. Os sistemas funcionam 24h.